Acompanhe por aqui as atividades da Assembleia nesta terça (1º)

31/08/2015 18h31 | por Claudia Ribeiro
Podcast
(Descrição do áudio))

A terça legislativa começa com uma reunião da Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais, às dez da manhã. Será na Sala das Comissões e vai contar com a presença do  ex-deputado federal Dr. Rosinha, que hoje representa o Mercosul em reuniões com blocos internacionais, e coordena missões de observação eleitoral, além de   liderar os trabalhos do plano de ação do Estatuto da Cidadania do Mercosul.

  Ele vem até a Assembleia para falar  sobre os tratados internacionais do Mercosul e que têm  impacto direto nas relações e nos  direitos alfandegários e de fronteiras.

(Sobe som))

 No mesmo horário, no Plenarinho, vai ser instalada a Frente Parlamentar da Educação Física e Atividades Físicas, que será coordenada pelo deputado Ney Leprevost (PSD).

   A Frente é uma reinvindicação do Conselho Regional de Educação Física da 9ª Região-PR e tem a proposta de defender iniciativas e ações que garantam o direito constitucional à população de amplo acesso à prática de atividades físicas e esportivas.

  Segundo  Ney Leprevost,  o trabalho da Frente Parlamentar vai ser  desenvolvido em conjunto com a Comissão de Esportes da Assembleia Legislativa, que tem como presidente o deputado Bernardo Carli (PSDB), e com os profissionais da educação física.

 A Frente é instalada exatamente no Dia do Profissional de Educação Física.

(Sobe som))

  Ainda nesta terça, antes de começar a sessão plenária, acontece, a uma e meia da tarde (13h30),  a reunião da CCJ (a Comissão de Constituição e Justiça). Entre os projetos que serão analisados,  dois são do Poder Executivo. O que  propõe  a aprovação para a construção de novos empreendimentos hidrelétricos e de geração de energia no estado, que  começou a ser discutido semana passada, mas o deputado Péricles de Mello (PT) pediu vista e o  que define as regras para a escolha de diretores e diretores auxiliares da rede estadual de ensino  do Paraná.

  Segundo o líder do governo na Assembleia e relator da proposta, o deputado Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), ele próprio vai apresentar  uma    ao texto original permitindo que os atuais diretores também possam ser  candidatos na próxima eleição, que deve acontecer no mês de novembro.

(sonora)

A pauta da CCJ tem  outros 36 projetos. O destaque é para uma proposta apresentada pelo deputado  Gilberto Ribeiro (PSB), que prevê uma reserva mínima de 5% de vagas de trabalho para mulheres na área da construção civil em obras públicas. 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação