Ademir Bier: da paixão pelo futebol à vitoriosa carreira política Atleticano roxo, o deputado exerceu cinco mandatos seguidos na Assembleia Legislativa, além de ter sido prefeito de Marechal Cândido Rondon.

14/12/2018 15h20 | por Vanderlei Rebelo
Deputado Ademir Bier (PSD).

Deputado Ademir Bier (PSD).Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

Deputado Ademir Bier (PSD).

Depois de exercer cinco mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa do Paraná, o deputado Ademir Bier (PSD) se despede da Casa com um invejável balanço de realizações, que inclui mais de 80 projetos de lei de sua autoria, 50 deles aprovados no Plenário, dezenas de indicações, quase 500 requerimentos e muitas emendas parlamentares que garantiram importantes recursos para os municípios que ele representa há 20 anos.

Nascido em Erechim (RS) em 1951, como o 12º filho de uma numerosa família, Ademir Bier veio para Curitiba com os pais e irmãos aos 16 anos de idade. Trabalhou como auxiliar de escritório, comerciante e corretor de imóveis, antes de se graduar em Administração de Empresas e casar-se com Roseli, com quem tem dois filhos.

Esteve muito perto, na juventude, de se tornar jogador de futebol profissional. Sonhava com isso, mas acabou desistindo dos planos para atuar na vida política. “Acabou não dando certo a ideia de ser jogador profissional, mas através do futebol, que é minha grande paixão, tive a oportunidade de abrir uma série de caminhos”. Atleticano roxo, sempre que pode Bier visita a Arena da Baixada para prestigiar o time. “Eu tenho a cadeira no melhor estádio do Brasil. O que dificulta a ida a todos os jogos são as viagens ao interior, mas quando tenho a oportunidade, estou lá para torcer”.

Radicou-se em Marechal Cândido Rondon em 1977, entrou para a política pelas mãos de um dos irmãos e três anos depois se filiou ao PMDB. Como município de fronteira, Marechal Cândido Rondon integrava então uma área de segurança nacional e não tinha eleições para prefeito – norma que ruiu junto com o regime militar em 1985, quando a cidade finalmente pode escolher seus mandatários.

Ademir Bier foi eleito vice-prefeito e também assumiu a Secretaria municipal de Finanças. Em 1992 elegeu-se prefeito e ao concluir o mandato tinha mais de 90% de aprovação à sua administração. O índice traduziu-se em apoio à sua candidatura a deputado estadual em 1998.

Começaria a exercer o primeiro de cinco mandatos seguidos, só interrompidos em 2006/07, quando assumiu a direção da Ferroeste a convite do então governador Roberto Requião. Já em seu primeiro mandato (1999/2002), Bier posicionou-se vigorosamente contra os projetos de privatização do Banco do Estado do Paraná (Banestado) e da Copel.

Desde então, presidiu algumas das mais importantes comissões técnicas da Assembleia Legislativa: Comissão de Finanças (em dois diferentes mandatos); Comissão de Orçamento e Comissão de Segurança Pública. Também foi vice-presidente da Comissão de Transportes e Comunicação e da Comissão de Ecologia e Meio Ambiente.

Em dois biênios, entre 2013 e 2016, foi membro da Comissão Executiva da Assembleia, exercendo as funções de segundo secretário. Entre as muitas leis de sua autoria destaca-se a estadualização do Colégio Agrícola de Palotina, que desde então já assegurou a formação profissional de milhares de jovens paranaenses.

Bier conseguiu liberar, em várias oportunidades, importantes recursos para o fortalecimento da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), destacadamente o campus de Marechal Cândido Rondon, e a modernização de estradas da região, como a duplicação da rodovia Cascavel-Toledo e a construção da Toledo-Marechal Cândido Rondon. Além disso, ele se empenhou na aprovação do subsídio como remuneração da polícia estadual a fim de valorizar os profissionais da segurança pública.

Neste último mandato, Ademir Bier foi presidente da Frente Parlamentar contra a Renovação dos Contratos de Pedágio no Paraná, que, segundo ele, teve importante atuação contra a renovação dos atuais contratos e pela adoção de um novo modelo de concessão a ser implementado a partir da licitação prevista para 2021.

Também preside o Parlamento do Sul (Parlasul), que reúne os legislativos do Paraná, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Os 26 mil votos que recebeu nas eleições de outubro foram insuficientes para lhe garantir um novo mandato. Bier diz ter a consciência do dever cumprido com Trabalho, Ética e Responsabilidade, palavras que, segundo ele, caracterizam sua ação na vida pública.

Em seu pronunciamento de despedida na tribuna da Assembleia Legislativa, no último dia 12, Ademir Bier discorreu sobre os 20 anos de intensas atividades no Parlamento estadual, destacando as muitas amizades construídas ao longo deste período e realçando sua atuação como liderança municipalista em tempo integral, que começou na vida pública justamente como vice-prefeito e depois como prefeito de Marechal Cândido de Rondon. “Saio pela porta da frente e de cabeça erguida”, resumiu o deputado. Diversos deputados fizeram apartes e renderam homenagens ao parlamentar em sua despedida, como o deputado Ademar Traiano, presidente do Legislativo, que sublinhou o bom caráter como a grande e principal característica de Bier.