Ademir Bier Toma Posse Em Ritmo de Trabalho Intenso

09/05/2009 00h35 | por Luciano Miguel - Assessoria de Comunicação / Dep. Ademir Bier
A posse do deputado estadual Ademir Bier (PMDB) acontece no próximo dia 11 de maio, às 11 horas da manhã, na presidência da Assembléia Legislativa do Estado do Paraná. O parlamentar já havia assumido interinamente em 18 de fevereiro, em função de Geraldo Cartário ter protocolado um pedido de licença de 180 dias, em meio a um processo de cassação.O pedetista e ex-prefeito de Fazenda Rio Grande desistiu de recorrer às instâncias superiores, uma vez que se esgotaram todas as possibilidades junto à esfera estadual e não foi obtida liminar do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em 2006, Cartário foi eleito pelo PMDB e migrou para o PDT. Diplomado por meio de medida cautelar, teve os direitos políticos cassados por três anos, após denúncia de abuso de poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação.Suplente imediato devido à soma expressiva de votos nas últimas eleições gerais (35.997 no total), Bier assume em definitivo a vaga e torna-se o 17º membro da bancada peemedebista. É a terceira vez que o deputado ocupa uma cadeira do Centro Legislativo Presidente Aníbal Khury.Nascido na cidade gaúcha de Erechim em 31 de maio de 1951, Ademir Antonio Osmar Bier veio ainda criança com sua família para Curitiba, onde trabalhou desde a juventude para ajudar nas despesas do lar. Entre muitas funções exercidas, foi auxiliar de cartório e corretor de imóveis durante muitos anos, graduando-se em Administração de Empresas.Na década de 1970, casou-se com sua atual companheira, Roseli Bier. Desse matrimônio, resultaram dois filhos: a arquiteta Fernanda e o cirurgião dentista Luís Henrique.Foi residir em Marechal Cândido Rondon, no oeste paranaense, iniciando lá a sua carreira política. Foi eleito vereador em duas ocasiões. Em 1985, compôs chapa vitoriosa no primeiro sufrágio direto daquele município, na qualidade de vice-prefeito. Ao longo da mesma gestão, ficou responsável também pela Secretaria de Finanças. Finalmente tornou-se prefeito rondonense no ano de 1992, sempre calcado em três pilastras: “Trabalho, Ética e Responsabilidade”. Sua administração até hoje é referência de lisura e competência em toda a região, fato que o levou ao cargo de conselheiro da Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fundetec) após o término do mandato no executivo. No pleito de 1998 foi conduzido à Assembléia Legislativa, após ter o reconhecimento de seu trabalho traduzido em milhares de votos de cidadãos satisfeitos com suas realizações. Não poderia ser diferente em 2002, quando novamente foi diplomado junto ao parlamento estadual. Devido ao seu caráter e à seriedade com que sempre tratou o patrimônio público, Ademir Bier esteve à frente da direção administrativa e financeira da Ferroeste entre 2007 e o início de 2009, a convite do governador Roberto Requião.