Advogados especialistas em Direito Eleitoral participam de Audiência Pública da Comissão de Reforma Política da Assembleia

13/04/2015 12h41 | por Cláudia Ribeiro
Podcast
 Na quarta reunião da Comissão Especial  formada na Assembleia Legislativa para debater e enviar sugestões para a Reforma Política em tramitação na Câmara dos Deputados, nesta segunda-feira, foi realizada uma audiência pública com a presença de advogados especialistas em Direito Eleitoral. Gustavo Guedes  participou representando o IPRADE, Instituto Paranaense de Direito Eleitoral; Moisés Pessuti, representando a ABRADEP. Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político;  e Júlio Jacob, a OAB Paraná. Ele é o  presidente da Comissão de Direito Eleitoral ordem dos advogados no estado.

   Os advogados abriram a audiência destacando que a Reforma Política já vem sendo discutida há décadas entre a classe e que ela  é fundamental, mas afirmam que três meses é pouco tempo para uma discussão tão ampla.  

  Para Gustavo Guedes,  a Reforma Politica deve ter uma discussão honesta, com muita reflexão. Não deve ser feita apenas por políticos. A sociedade, na opinião dele,  precisa e deve participar. Por isso, ele  elogiou a iniciativa da Assembleia Legislativa do Paraná de ouvir diversos segmentos da comunidade.

(sonora)

  Os três palestrantes desta reunião da Comissão dizem que  as manifestações de rua que têm acontecido no Brasil demonstram que o povo anseia por mudanças e a Reforma Politica pode ser  a principal forma de mudança. Porém,  algumas questões em debate pelos deputados podem esbarrar na legislação. Não o fim da reeleição ou mandatos de mais tempo, mas com relação à extensão do mandato de prefeitos para que as eleições sejam unificadas,  o advogado Júlio Jacob     afirma que o Supremo Tribunal Federal já sinalizou que é contrário.

(sonora)

O financiamento das campanhas eleitorais, um tema que tem gerado muitas polêmicas  entre os parlamentares que estudam a Reforma Política, também foi assunto na audiência pública. Moisés Pessuti,  defende a continuidade do financiamento privado, porém com limites de doações e fiscalização mais rigorosa.

(sonora)

 Para o presidente da Comissão, deputado Anibelli Neto, do PMDB,  as audiências têm ajudado os deputados paranaenses a formar opiniões e só estão enriquecendo o debate.

(sonora)

 Os advogados são contrários à unificação das eleições para todos os cargos no país,  também porque consideram que a população ir às urnas apenas uma vez a cada cinco anos   caracteriza um ataque à democracia. Também participaram da reunião desta segunda-feira os deputados Tiago Amaral e Guto Silva. De Curitiba. Cláudia Ribeiro. 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação