Aécio Neves Considera Gestão de Richa Como Referência Para o País

25/06/2007 19h22 | por Assessoria de Imprensa
O governador de Minas Gerais, Aécio Neves, considera que a administração do prefeito Beto Richa representa o novo modelo de gestão pública brasileiro. “A gestão de Beto Richa extrapola as fronteiras de Curitiba e do Paraná. É um exemplo do que há de melhor na nova geração da política brasileira”, disse o governador, durante a entrega do prêmio Personalidade Aecic 2007 a Richa, nesta segunda-feira (25), na capital paranaense. O prêmio é oferecido pela Associação das Empresas da Cidade Industrial de Curitiba (Aecic).Richa recepcionou o governador mineiro ao lado do presidente estadual do PSDB, deputado Valdir Rossoni, deputados federais do PSDB e do DEM, a bancada tucana de deputados estaduais, vereadores, presidentes de entidades de classes e empresários, bem como secretários municipais de Curitiba e também o vice-governador de Santa Catarina, Leonel Pavan, o senador Osmar Dias. “Além de aplaudir a homenagem que ele está recebendo, vim trocar experiências de gestão pública, com uma administração séria, correta e competente”, afirmou Aécio Neves. “A troca de experiências sobre a nossa administração em Curitiba e o governo de Minas Gerais certamente será muito produtiva para todos”, afirmou Richa.Durante a entrega da premiação, Richa questionou as antigas críticas de políticos de oposição contra a CIC, que classificavam o futuro distrito industrial como um grande campo de golfe. “Hoje, a CIC é responsável por 15% da arrecadação de ICMS do Paraná”, disse.Em seu discurso, o prefeito criticou os atos discriminatórios do governo estadual contra a Prefeitura, que impedem o município de contrair empréstimos, alegando dívidas de 30 anos da CIC. “Esse mesmo pretexto não foi usado alguns meses atrás, quando assinávamos convênios com o Estado em saúde e infra-estrutura viária, compromissos que agora não estão sendo honrados.”Para Richa, é preciso criatividade e credibilidade na gestão pública para fomentar o desenvolvimento econômico e a inclusão social. O prefeito considera que a política adotada pelo governo estadual carece de medidas que promovam o crescimento econômico, a geração de empregos e inclusão social. “Basta ler os jornais para ver os estragos decorrentes da paralisia e do imobilismo. É preocupante ver o Paraná perder espaço na economia e desperdiçar oportunidades de geração de emprego e renda”, afirmou.Richa disse que o agronegócio paranaense está sendo prejudicado, seja com a politização de questões que merecem uma abordagem científica, como é o caso dos transgênicos, seja com as dificuldades na gestão do Porto de Paranaguá, que perde investimentos para portos de outros Estados, como Santa Catarina. Brasil - “O desenvolvimento do País que só terá sustentabilidade se estiver ancorado nas reformas trabalhista, previdenciária, tributária e política”, disse Richa. Mesma opinião tem o governador mineiro, Aécio Neves. “O mundo está crescendo em velocidade supersônica e nós estamos parados sem um programa de governo, que leve o Brasil para o desenvolvimento”, afirmou Aécio. “O atual governo vai deixar uma herança de aparelhamento do Estado e a contratação de pessoas sem qualificação”, disse o governador mineiro. Aécio considera que o PSDB tem mostrado que é possível uma gestão pública eficiente. “Não existe mais o discurso de estado mínimo ou máximo, mas um estado eficiente e competente”, afirmou.Durante a entrega da premiação, o ex-presidente da Aecic, Arthur Claudino dos Santos, aproveitou para lançar o nome de Aécio Neves como candidato a presidência em 2010. “O caminho de Aécio seja iluminado e o destino o torne o futuro presidente do Brasil”, disse Santos. “Ainda não é momento. Antes de construir nomes é preciso construir um projeto de Brasil, com propostas e alianças pelo desenvolvimento”, afirmou Aécio Neves.