Agosto Azul e Vermelho intensifica cuidados com as doenças vasculares Legislativo adere à campanha da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) para iluminar o prédio da Assembleia e reforçar a conscientização sobre o tema.

17/08/2023 18h22 | por Ana Luzia Mikos, com assessoria.
O presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSD), orientou a iluminação neste 17 de agosto em alusão ao Dia Nacional da Consciência Vascular, ou Dia V.

O presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSD), orientou a iluminação neste 17 de agosto em alusão ao Dia Nacional da Consciência Vascular, ou Dia V.Créditos: Orlando Kissner/Alep

O presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSD), orientou a iluminação neste 17 de agosto em alusão ao Dia Nacional da Consciência Vascular, ou Dia V.

A Assembleia Legislativa do Paraná vai reforçar a conscientização sobre uma das principais causas de morte no mundo. O parlamento estadual aderiu à campanha Agosto Azul e Vermelho, promovida pela Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) e para chamar a atenção aos problemas vasculares e à importância da prevenção, as cores que vão iluminar a Casa de leis são uma inspiração nas representações mais comuns das veias (em azul) e das artérias (em vermelho).

O presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSD), orientou a iluminação neste 17 de agosto em alusão ao Dia Nacional da Consciência Vascular, ou Dia V, conforme projeto de lei 403/2019, em análise no Senado Federal. A ação do legislativo se une a outras em diversos estados, em vários locais importantes, inclusive pontos turísticos. Como parte das comemorações do Agosto Azul Vermelho, também foi lançada este mês uma cartilha educativa sobre aneurismas.

O objetivo da campanha é conscientizar a população sobre a prevenção e tratamento precoce de doenças vasculares, já que, o número de pessoas afetadas tem aumentado a cada ano, representando um risco à população, podendo gerar danos à qualidade de vida dos pacientes e, em alguns casos, ser potencialmente fatais. Assim como qualquer enfermidade, a prevenção e o diagnóstico precoce são fundamentais.

A SBACV aponta que as doenças cardiovasculares (incluindo problemas cardíacos) são a principal causa de morte no mundo. E neste vasto grupo, estão doenças da circulação periférica e que compreendem uma variedade de problemas nas artérias, veias e vasos linfáticos.

Em geral, as doenças vasculares mais comuns, que chegam a afetar até 60-70% da população, envolvem o sistema venoso, ou seja, os vasos que transportam sangue de volta para o coração. Já as artérias são responsáveis por transportar o sangue do coração para o resto do corpo.

“O diagnóstico de uma doença vascular é feito ouvindo as queixas dos pacientes, fazendo um exame físico detalhado e pedindo exames complementares necessários. É importante lembrar que algumas doenças são silenciosas e, por isso, a consulta de rotina também é fundamental para o cuidado com a saúde vascular”, afirma o presidente da SBACV, Julio Peclat.

Mortes

Entre os principais problemas vasculares estão a trombose venosa profunda (TVP), doença arterial periférica (DAP), linfedema, doença carotídea, pé diabético, aneurisma de aorta abdominal (AAA), embolia pulmonar (EP), varizes e o acidente vascular cerebral (AVC), que foi uma das principais causas de morte no Brasil em 2022.

De acordo com dados do portal de Transparência do Registro Civil, mantido pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais, o AVC matou 114,6 mil pessoas no ano passado. O número equivale à média de 13 óbitos por hora, ou 313 por dia.

No caso do AVC, especialistas citam alguns sinais de alerta como dificuldade para falar e entender o que outros estão falando; paralisia ou dormência no rosto, braço ou perna, em apenas um lado do corpo; dor de cabeça súbita e intensa; tontura que pode ser acompanhada por vômitos; perda da coordenação motora; visão turva ou perda de visão em um ou ambos os olhos. A procura de atendimento nestes casos deve ser imediata.

Diversos sintomas mais leves, de acordo com a SBAVC também merecem atenção para buscar os primeiros cuidados à saúde vascular, entre eles as varizes, vasinhos, sensação de peso nas pernas, desconforto, inchaço e formigamentos.

Orientações

Segundo Mateus Borges, diretor de publicações da SBACV, depois do diagnóstico o médico especialista encaminhará o paciente para iniciar a série de cuidados necessários para evitar o agravamento do quadro.

“Os tipos de tratamento são diversos, dependendo de cada caso, e podem ser feitos com medicamentos, cirurgias ou outros procedimentos menos invasivos, além de mudanças simples nos hábitos de vida. Em alguns casos, é aconselhável uma equipe médica multidisciplinar, que, além do angiologista ou cirurgião vascular, pode envolver um cardiologista, neurologista, endocrinologista, clínico geral, obstetra, entre outros”, explica Mateus Borges. 

Entre as orientações fundamentais de prevenção a problemas nas artérias, veias e vasos linfáticos está a doção de hábitos saudáveis como não fumar, evitar o consumo de bebidas alcoólicas; alimentar-se de forma saudável, praticar atividade física; controlar pressão arterial e do colesterol e o estresse. Também é indicado conhecer o histórico de saúde familiar e, em caso de qualquer sintoma, procurar um médico especialista.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação