"Agosto Azul" encerra com alerta sobre importância da prevenção para reduzir câncer de próstata Campanha de 2015 investiu na promoção de hábitos alimentares saudáveis e na prática regular de atividades físicas.

26/08/2015 17h17 | por Nádia Fontana

Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

Com o alerta do médico urologista Osny de Barros Júnior sobre a importância dos exames de rotina para a prevenção do câncer de próstata, foi encerrada nesta quarta-feira (26), na Assembleia Legislativa, a campanha do “Agosto Azul” deste ano, voltada para os cuidados com a saúde do homem. Segundo o médico, que falou sobre o tema na sessão plenária, um em cada seis homens pode desenvolver o câncer de próstata.

“Os dados de pesquisas mostram que esse tipo de câncer é um dos que mais provoca mortalidade entre os homens. Ele só é suplantado pelo câncer de pulmão”, informou. Barros Júnior citou dados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) que mostram que a última estimativa mundial apontou o câncer de próstata como sendo o segundo tipo mais frequente em homens, com cerca de 1,1 milhão de casos novos no ano de 2012. Dessa foram, conforme o especialista, aquelas pessoas que têm alto risco, como idade e o histórico familiar, precisam se preocupar com a prevenção, fazendo os exames de rotina.

Outro fator de risco apontado pelo médico, na etiologia desse tipo de câncer, é a dieta. Ele lembrou que dietas com base em gordura animal, por exemplo, têm sido associadas ao aumento no risco de desenvolver câncer de próstata. Além disso, a obesidade também é citada nas pesquisas como fator de aumento do risco de desenvolver essa neoplasia. Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS) a detecção precoce de um câncer compreende duas diferentes estratégias: uma destinada ao diagnóstico em pessoas que apresentam sinais iniciais da doença (diagnóstico precoce) e outra voltada para pessoas sem nenhum sintoma e aparentemente saudáveis (rastreamento).

Incentivo – Na ocasião, a deputada Cantora Mara Lima (PSDB) também destacou a necessidade dos homens cuidarem permanentemente da saúde, buscando apoio dos especialistas. Ela agradeceu a todos que participaram dessa edição da campanha, que já está no quarto ano e foi instituída através de uma lei de sua autoria. “É uma campanha a favor da vida”, disse.

De acordo com a deputada, inúmeras atividades foram desenvolvidas neste período, focadas no incentivo à manutenção de hábitos saudáveis, visando à melhoria da qualidade de vida e o aumento da longevidade do público masculino. Mara Lima acrescentou ainda que a intenção do Agosto Azul é mostrar que é possível ter qualidade de vida fazendo alguns ajustes simples na rotina diária.

Na Assembleia o Agosto Azul foi celebrado com uma exposição no Espaço Cultural da Casa, que apresentou cartazes e publicações diversas tratando de campanhas e iniciativas voltadas à promoção da saúde do público masculino. Simultaneamente os prédios da ALEP foram iluminados por lâmpadas azuis, nos mesmos moldes do que ocorre tradicionalmente no mês de outubro, com a campanha do “Outubro Rosa”, voltado à promoção da saúde da mulher.

 

 *Confira mais notícias sobre a Assembleia Legislativa do Paraná no Facebook.

Ouça o Podcast relacionado


Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação