Alep Aprova Projeto de Bührer que Permite Acesso Gratuito à Internet Pelas Escolas Públicas de Ensino Fundamental

01/10/2007 11h16 | por MATÉRIA DE RESPONSABILIDADE DO GABINETE DO DEPUTADO FRANCISCO BÜHRER / 41 3350-4067
A Assembléia Legislativa do Paraná aprovou em 2ª e última discussão, projeto de lei de autoria do deputado estadual Francisco Bührer, que institui a oferta gratuita de acesso à rede mundial de computadores – Internet, para as escolas públicas de ensino fundamental (1ª a 4ª séries) no Paraná.Neste projeto apresentado por Bührer e aprovado pela ALEP, as escolas que compõem a Rede de Ensino Fundamental passam a utilizar o mesmo modelo de acesso criado pelo Governo do Estado, através do programa Paraná Digital, que já atende ao Ensino Médio no Estado, com ressalva aos municípios em que ainda não estão presentes os serviços da Copel Telecomunições. Hoje, segundo dados da empresa, o serviço está presente em 146 municípios, com mais de 4.475 km de cabos ópticos instalados no Paraná.O sistema, proposto no projeto do deputado Bührer, consiste na utilização de tecnologia disponibilizada pela Copel Telecomunicações, e já utilizado pela Rede Estadual de Educação, onde os colégios têm acesso gratuito a internet através de conexão aos cabos de fibra óptica, implantados pela Copel. No projeto do Deputado Bührer, os equipamentos de informática não estão incluídos, e suas aquisições competem as prefeituras municipais, no entanto; o acesso ou a conexão, passa a ser gratuita. Segundo informações comerciais de empresas que trabalham no segmento, o preço do serviço para uma escola onde sejam instalados 10 computadores com acesso a Internet, o custo mensal estaria próximo de R$ 800, 00, valor considerado elevado, principalmente para os pequenos municípios onde os recursos são mais escassos. O deputado Francisco Bührer, na sua justificativa do projeto, defendeu que se o Governo do Estado já realizou os investimentos necessários para que o serviço de telecomunicações da COPEL chegue à população com alta qualidade e ainda, que se o serviço está sendo disponibilizado à rede estadual de ensino, o mesmo também aconteça para as escolas da rede municipal. Além disso, Bührer observa outros dois aspectos muito importantes; o primeiro diz respeito ao melhoramento da qualidade do ensino, onde a Internet atua como fonte de pesquisa e de informação, tanto para alunos quanto para os educadores.A segunda observação do autor do Projeto é no aspecto social que a matéria aborda, configurando garantia de possibilidades e de direitos iguais a diferentes camadas da população e regiões do Estado: “Não estamos propondo novos investimentos de recursos. Queremos sim a utilização do serviço já existente para um grupo maior de pessoas. A rede estadual de ensino já usufrui deste processo, então porque não leva-lo para aqueles que têm ainda menos poder aquisitivo, ou seja, os municípios, suas escolas e suas comunidades escolares”, conclui Bührer.O projeto de Lei do deputado Francisco Bührer aprovado pela ALEP, foi encaminhado ao Governo do Estado, onde o deputado espera que o Governo sancione a proposta tornando-a Lei Estadual.