Os estudantes em preparação para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) terão mais uma oportunidade para revisar os conhecimentos e tirar dúvidas sobre os conteúdos. A Assembleia Legislativa do Paraná e o Projeto Eureka realizam no próximo dia 23 um aulão para alunos do ensino médio, no plenário da Casa.
A proposta é trabalhar o conteúdo de sala de aula de uma forma interdisciplinar, dividido nas cinco áreas do conhecimento cobradas no exame: linguagem, ciências humanas, ciências da natureza, matemática e redação. O professor Marlus Geronasso, coordenador do Projeto Eureka, explica que a intenção é despertar os alunos para a necessidade de estarem bem preparados para as provas.
Sonora
O professor ressalta a importância do Enem para o acesso ao ensino superior e lembra que o aluno precisa estar preparado para as provas. A etapa mais temida para a maioria dos candidatos é, sem dúvidas, a redação. Desenvolver o tema, dentro dos critérios avaliados pelo Ministério da Educação, pode ser decisivo para o sucesso ou para o fracasso do aluno.
Sonora
Por isso, a primeira etapa do processo preparatório para o Enem, comandado pelo Projeto Eureka, já está sendo desenvolvida em 132 colégios estaduais de Curitiba. No “Redação Especial para o Enem”, os professores são capacitados e os alunos recebem orientações sobre os critérios de avaliação usados na correção da prova e os itens que precisam ser cumpridos. Os estudantes também farão três redações até setembro para se adequarem as exigências. A expectativa é de que o Enem 2016 seja um dos maiores já realizados. Até agora, mais de 8,6 milhões de inscrições estão confirmadas. As provas serão aplicadas nos dias 5 e 6 de novembro.
Este é o segundo ano consecutivo que a Assembleia Legislativa do Paraná e o Projeto Eureka são parceiros na preparação para o Enem. Em 2015, mais de 300 aulas foram disponibilizadas para alunos de todo o Paraná por meio da TV Assembleia e da internet.
Sonora
O Projeto Eureka surgiu há 12 anos e oferece reforço dos conteúdos trabalhados em sala de aula como apoio aos estudantes para o ingresso no ensino superior.
Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães.