Alunos já podem fazer download da apostila para o 7º aulão preparatório para o Enem Aulão on-line acontece nesta terça-feira, dia 27, a partir das 8h30, e poderá ser assistido pela TV Assembleia e pela internet.

26/10/2020 16h28 | por Kharina Guimarães
Aulão on-line do Assembleia no Enem acontece nesta terça-feira (27).

Aulão on-line do Assembleia no Enem acontece nesta terça-feira (27).Créditos: Reprodução

Aulão on-line do Assembleia no Enem acontece nesta terça-feira (27).

A apostila com os exercícios que serão utilizados no aulão preparatório para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) desta terça-feira (27) já está disponível para download no site do projeto Assembleia no Enem. Basta acessar o site (www.assembleia.pr.leg.br/assembleia-no-enem) e clicar no ano 2020 ao lado da imagem da apostila no canto inferior da tela.

Seguindo todos os protocolos sanitários, a sétima edição do aulão será totalmente on-line. Sem sair de casa, os alunos poderão acompanhar as aulas nas cinco áreas de conhecimento que são cobradas nas provas do Enem pela TV Assembleia, no canal aberto 10.2 ou 16 na Claro/Net, pelo site da Assembleia e pelas redes sociais oficiais do Legislativo a partir das 8h30.

A apostila contém exercícios que já apareceram nas provas do Enem e foram selecionados pelos professores da ONG Instituto Educacional Eureka, que também ministrarão as aulas. Na página do projeto na internet também é possível acessar as apostilas dos aulões anteriores e todas as videoaulas produzidas para auxiliar na preparação para o Enem e para os vestibulares.

Para o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSDB), o momento é de inovação dentro do Projeto Assembleia no Enem e que o aulão desta terça-feira é uma grande contribuição aos estudantes que se preparam para as provas. “A Assembleia está propondo a todos os alunos da rede estadual que começam os preparativos para as provas do Enem. É uma contribuição que a Assembleia dá, de uma forma que não há custo, nesse momento tão difícil da pandemia. Estamos oportunizando aos nossos jovens esse tempo necessário para uma boa preparação, uma boa prova’, disse. “A abertura é nesta terça com os professores aqui no plenário e os estudantes acompanhando pela TV Assembleia e pelo Facebook. Temos que inovar em função do momento que estamos vivendo”, completou.

O primeiro secretário do Legislativo, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), complementa que esta ação demonstra o respeito do Poder Legislativo do Paraná pela educação e, principalmente, pelos jovens nesse período tão desafiador. “Esse nosso plenário normalmente tão intensamente povoado por jovens ávidos do saber dessa vez infelizmente terão que estar a distância. Os estudantes estão enfrentando um ano muito difícil. Estão tendo que reaprender a forma de estudar. O preparo é fundamental, é hora de acumular conhecimento e ao mesmo tempo aproveitar o máximo possível esse período para fazermos com que todos estudem”, disse. “A Assembleia está contribuindo com a parte dela. Vamos continuar esse bom projeto porque ele dá certo, dá resultado e tenho a convicção de que vamos atingir ainda mais estudantes nessa modalidade virtual que estamos adotando”, concluiu.

O projeto - O “Assembleia no Enem” começou em 2015, quando a Diretoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Paraná passou a exibir na TV Assembleia videoaulas com os professores do Instituto Educacional Eureka. A parceria deu resultados tão positivos que no ano seguinte as aulas deixaram de ser exclusivamente por vídeo e passar a lotar o Plenário do Legislativo em aulões inéditos. Também foram distribuídos 4 mil cadernos de exercícios com questões de provas anteriores do Enem.

Novas vídeoaulas foram produzidas, além de programas com dicas valiosas para quem está na reta final da preparação para as provas. Todo esse conteúdo está disponível no site do projeto.

Ainda dentro da proposta do projeto, em 2016, foi realizado o 1º Concurso de Redação da Assembleia Legislativa do Paraná que mobilizou 50 mil estudantes de 132 escolas estaduais de Curitiba.

A inciativa é uma parceria da Assembleia Legislativa do Paraná, da ONG Instituto Educacional Eureka e do Núcleo Regional de Educação de Curitiba da Secretaria de Estado da Educação.

Ouça o Podcast relacionado