Aos 15 anos, Uenp se mantém inclusiva, sustentável e conectada com o futuro, diz Romanelli

21/10/2021 19h05 | por Assessoria parlamentar
UENP recebe homenagem da Assembleia Legislativa do Paraná pelos seus 15 anos

UENP recebe homenagem da Assembleia Legislativa do Paraná pelos seus 15 anosCréditos: Cleverson Lima

UENP recebe homenagem da Assembleia Legislativa do Paraná pelos seus 15 anos

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) participou nesta quinta-feira (21), das comemorações aos 15 anos de fundação da Uenp (Universidade Estadual do Norte do Paraná) em Jacarezinho. O deputado destacou a importância de integrar as faculdades na criação da universidade que se consolidou nos últimos anos e busca cada vez mais a excelência na formação de novos profissionais e na inserção na região.

“A Uenp é quase como um filho, que você acompanha os primeiros passos, o crescimento, o desenvolvimento e, agora, o início da vida adulta. Aos 15 anos, a Uenp se mantém inclusiva, sustentável e conectada com o futuro. Tenho um orgulho enorme em ter tido a honra e a oportunidade de trabalhar pela consolidação da universidade”, disse o deputado.

Homenagem — Romanelli entregou uma Menção Honrosa da Assembleia Legislativa do Paraná à reitora Fátima Padoan  pelos 15 anos de atuação da universidade. O documento destaca que a Uenp é um polo de diálogo sobre as demandas da sociedade e protagonista do desenvolvimento regional, por meio de atividades de ensino, pesquisa, cultura e extensão de serviços prestados à comunidade das 46 cidades do Norte Pioneiro.

“Parabéns aos professores, alunos, colaboradores e, em especial, à reitora Fátima Aparecida da Cruz Padoan pelo brilhante trabalho que a Uenp desenvolve, promovendo qualidade de vida às pessoas, por meio do acesso ao ensino superior gratuito”, enfatiza.

A Uenp também homenageou lideranças e políticos que contribuíram com a instituição. Entre os homenageados, o deputado Romanelli e a mulher, Fabiana Campos, a promotora de Justiça Kele Diogo Bahena e os prefeitos Amim Hannouche (PSD), de Cornélio Procópio, Marcelo Palhares (PSD), de Jacarezinho e Jaelson da Matta (PODE), de Bandeirantes.

Trajetória — Romanelli lembrou da trajetória da Uenp no Norte Pioneiro. Segundo ele, a universidade foi criada pela força e vontade da sociedade. “Mostramos que, ao nos unir, nos fortalecemos. Já são 15 anos da fundação, e outros 25 anos se considerarmos as tratativas junto ao governo para a consolidação de fato da Universidade”, relembra.

O deputado destacou ainda o compromisso dos professores e colaboradores com o desenvolvimento regional. Para ele, a Uenp contribui ativamente para a melhoria da qualidade de vida dos 46 municípios do Norte Pioneiro, com mais de 70 ações de extensão nos três campi: Cornélio Procópio, Bandeirantes e Jacarezinho.

“Não tenho dúvidas de que a Uenp tem capacidade para enfrentar os desafios que lhe serão apresentados, com a produção, o debate e a difusão de conhecimentos. Mas, cabe aqui uma reflexão: onde a Uenp quer estar daqui a 15 anos”.

Jornada — Romanelli avalia que há muitos desafios para a Uenp que, embora consolidada, com apenas 15 anos, ainda tem um longo percurso para trilhar, na contribuição para o desenvolvimento do Norte Pioneiro.

Para ele, é necessário “pensar” a Uenp das próximas décadas. “Precisamos nos antecipar às necessidades da Universidade e do Norte Pioneiro e atuar de forma proativa, para fortalecer a atividade econômica e social, propostas pela Uenp”.

Romanelli enfatizou que, dentre os desafios, está o de acelerar a integração com o setor produtivo do Norte do Paraná, aproximando cada vez mais os cursos da Uenp ao dia a dia das empresas instaladas na região.

Para ele, o desenvolvimento de pesquisas aplicadas às necessidades do setor produtivo será o diferencial competitivo para consolidar empregos, aumentar a renda e atrair novos investimentos no Norte do Paraná.

Outro desafio é a internacionalização, com a ampliação de parcerias com entidades estrangeiras do Mercosul e de outros continentes. “É importante estimular o intercâmbio entre alunos e, sobretudo, entre o corpo docente. A Uenp já faz isso, com parceiros na Europa, Ásia e América do Norte. Mas é importante fortalecer essa parceria e reduzir as fronteiras do conhecimento”, reforça.

Inovação tecnológica, com o estímulo à pesquisas e o fomento à criação de startups completa o tripé do desafio proposto pelo deputado Romanelli à Uenp. Para ele, a Universidade deve liderar esse processo regionalmente. “Sabemos das dificuldades de orçamento e de recursos; mas é um desafio que precisa ser abraçado pela comunidade e por toda a classe política. Contem comigo e lembrem-se sempre: para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve”.