
Créditos: Rodrigo Rossi - Foto: Nani Gois / ALEP
Sem revitalização desde a sua inauguração, em 6 maio de 1986, o edifício Presidente Tancredo Neves, que abriga os gabinetes parlamentares da Assembleia Legislativa, vai passar por manutenção total da fachada, com reparo nas suas 1.400 janelas e esquadrias. Nesta segunda-feira (27) foi realizada a licitação para as obras. Com redução de 15,6% do total do objeto da licitação, a Casa vai pagar R$ 225 mil pelo serviço, cujo prazo para finalização será de até 120 dias, após a assinatura do contrato.
O preço máximo estipulado inicialmente para a obra, conforme o edital, era de R$ 266.577,05. E a empresa que apresentou a melhor proposta foi a M.M. Maia. As empresas HW Empreiteira, Deck Construtora, Ecsam e Antuerpia também apresentaram propostas. A revitalização do prédio dos gabinetes era uma das principais reivindicações dos deputados.
Problemas como infiltrações, alagamentos e bolor são cronicamente enfrentados por funcionários e parlamentares. Além das fortes chuvas, podendo comprometer equipamentos e documentos, a umidade ainda prejudica o patrimônio do Legislativo. Inaugurado há 25 anos, esta é a primeira vez que a estrutura será revisada integralmente. “Uma das nossas preocupações é com o patrimônio da Assembleia, com o patrimônio público. Temos um prédio que praticamente alaga e precisava de reparos emergenciais. Esta melhoria nos gabinetes era uma das nossas metas”, afirmou o presidente Valdir Rossoni (PSDB).
Precariedade – Nas estruturas das esquadrias e janelas do edifico Tancredo Neves é possível encontrar, hoje, borrachas ressecadas, escovas de vedação desgastadas, peças de mobilidade incompletas, enferrujadas ou já comprometidas com a passagem do tempo. Existem ainda vidros trincados ou quebrados e várias esquadrias estão tortas ou já perderam a impermeabilidade. O levantamento foi feito pelo setor de engenharia do Legislativo, por determinação da Mesa Diretora, baseado na tabela de materias, equipamentos e serviços da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop).
O preço máximo estipulado inicialmente para a obra, conforme o edital, era de R$ 266.577,05. E a empresa que apresentou a melhor proposta foi a M.M. Maia. As empresas HW Empreiteira, Deck Construtora, Ecsam e Antuerpia também apresentaram propostas. A revitalização do prédio dos gabinetes era uma das principais reivindicações dos deputados.
Problemas como infiltrações, alagamentos e bolor são cronicamente enfrentados por funcionários e parlamentares. Além das fortes chuvas, podendo comprometer equipamentos e documentos, a umidade ainda prejudica o patrimônio do Legislativo. Inaugurado há 25 anos, esta é a primeira vez que a estrutura será revisada integralmente. “Uma das nossas preocupações é com o patrimônio da Assembleia, com o patrimônio público. Temos um prédio que praticamente alaga e precisava de reparos emergenciais. Esta melhoria nos gabinetes era uma das nossas metas”, afirmou o presidente Valdir Rossoni (PSDB).
Precariedade – Nas estruturas das esquadrias e janelas do edifico Tancredo Neves é possível encontrar, hoje, borrachas ressecadas, escovas de vedação desgastadas, peças de mobilidade incompletas, enferrujadas ou já comprometidas com a passagem do tempo. Existem ainda vidros trincados ou quebrados e várias esquadrias estão tortas ou já perderam a impermeabilidade. O levantamento foi feito pelo setor de engenharia do Legislativo, por determinação da Mesa Diretora, baseado na tabela de materias, equipamentos e serviços da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop).