Apóstolo Sérgio de Castro é o novo cidadão benemérito do Paraná Honraria foi proposta e entregue pelo deputado Gilson de Souza (PSC), segundo-secretário da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), nesta quarta-feira (04).

04/09/2019 20h45 | por Thiago Alonso

Apóstolo Sérgio de Castro recebe o título de Cidadão Benemérito do Paraná, proposto e entregue pelo deputado Gilson de Souza (PSC).Créditos: Dálie Felberg/Alep

A Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) promoveu nesta quarta-feira (04) uma sessão solene para a entrega do Título de Cidadão Benemérito do Paraná ao apóstolo Sérgio de Castro Oliveira, por proposição do segundo-secretário da Casa, deputado Gilson de Souza (PSC).  De acordo com o parlamentar, a iniciativa marca o reconhecimento do Poder Legislativo estadual aos relevantes trabalhos sociais e eclesiásticos desenvolvidos pelo líder religioso ao Estado.

Gilson de Souza destacou a liderança do apóstolo Sérgio de Castro tanto dentro quanto fora da igreja. “Nosso homenageado desta noite é uma liderança de destaque na sociedade paranaense. É uma pessoa séria, responsável e abençoada, que faz a diferença na vida das pessoas por meio do seu trabalho social e espiritual”, afirmou.

Fundador da Igreja Evangélica Templo das Águias (IETA), o apóstolo Sérgio de Castro é professor, conselheiro e líder religioso atuante na área espiritual através da pregação do Evangelho. Também tem um trabalho desenvolvido na área social, promovendo a realização de projetos voltados para arrecadação de alimentos para famílias carentes e campanhas de doação de sangue.

O apóstolo se disse surpreso com a outorga do título. “Não esperava. São tantas pessoas ilustres no Paraná e meu nome foi escolhido. É uma grata surpresa”, disse. Para ele, o trabalho desenvolvido resultou na homenagem. “Nosso foco sempre foi melhorar a vida das pessoas. Ser a voz e os pés dos que não têm. Sempre trabalhamos com pessoas envolvidas com todo tipo de problema e que não consegue se levantar. Estamos aqui para ajudar”, completou.

Também participaram da homenagem a apóstola Sônia Cimara Negrão de Oliveira, esposa do homenageado, a deputada Cantora Mara Lima (PSC) e o vereador de Curitiba, Wolmir Aguiar (PSC).

Em sua atuação, o apóstolo apoiou ao longo dos anos outras iniciativas importantes na área social. O “Projeto Sopão” leva alimentos para moradores de ruas e busca promover o resgate social das pessoas atendidas; o projeto “Natal Solidário” é uma mobilização que arrecada brinquedos e os destina à entidades filantrópicas; no projeto “Happy Day” um orfanato é visitado e tem a sua rotina modificada com atividades esportivas e culturais. Além disso, apoia o curso de capacitação para adolescentes chamado de “Jovem Empreendedor”, que compartilha conhecimento nas áreas de administração, contabilidade e vendas.

Obra e reconhecimento – A Igreja Evangélica Templo das Águias (IETA) foi fundada no ano 2000, em Curitiba, cidade em que mantém sua sede administrativa e espiritual. De acordo com o homenageado, a implantação desse ministério tem como visão trabalhar na expansão do Reino de Deus, formando líderes e plantando igrejas. Atualmente, a IETA já conta com 32 igrejas, sendo 26 no Paraná, duas em Santa Catarina, uma no Canadá, uma no Haiti, uma nos Estados Unidos e uma obra nova iniciando em Portugal.

Com grande dedicação ao trabalho pastoral e social, o apóstolo já conquistou vários prêmios. Em 2011, da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) recebeu o prêmio “Pablo Neruda de Direitos Humanos”. Em 2014 foi reconhecido com o prêmio “Cidade de Curitiba” pelos relevantes trabalhos desenvolvidos no município nas áreas social e espiritual. Seu envolvimento no combate às drogas também lhe rendeu, em 2016, o prêmio “Paz Paranaense”, concedido pela Secretaria de Justiça do Paraná.

Biografia – Natural de Curitiba, o apóstolo Sérgio Castro nasceu em 1959. Formado em teologia pelo Instituto Teológico Quadrangular (ITQ), ele é também bacharel em “Ministry Couseling”, pela Flórida Christian Universty, e em teologia pela Universidade Cesumar. Tem ainda formação pela International Leadership Institute (ILI), onde fez parte do corpo docente como professor, e é capelão credenciado pelo Florida Hospital, instituição com sede em Orlando, nos Estados Unidos.