Aprovado projeto que cria o Dia Estadual do Terço dos Homens O projeto de lei 438/2022, de autoria do deputado Marcio Pacheco (Rep), avançou em segundo turno de votação na sessão plenária desta segunda-feira (24).

24/04/2023 17h30 | por Assessoria Parlamentar

"A oração do terço é uma arma poderosíssima para o crescimento e fortalecimento na fé, na esperança e na caridade", enfatiza Pacheco.Créditos: Valdir Amaral/Alep

A Assembleia Legislativa do Paraná, na tarde desta terça-feira (24), aprovou em segunda discussão a criação do Dia Estadual do Terço dos Homens, data a ser comemorada em 8 de setembro, em homenagem ao movimento cristão de oração. De autoria do deputado estadual Marcio Pacheco (Rep), o projeto de lei 438/2022 obteve parecer favorável, por unanimidade, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O texto segue para a 3º discussão e na sequência, para sanção do governador Ratinho Junior.

Para Marcio Pacheco, o movimento Terço dos Homens tem um grande significado no fortalecimento da fé católica, sendo uma oportunidade de maior participação dos homens em suas paróquias e comunidades.

“A fé move montanhas; faz o impossível acontecer. A oração do terço é uma arma poderosíssima para o crescimento e fortalecimento na fé, na esperança e na caridade. Sabemos que só Deus pode nos preencher plenamente e a oração é o canal de conexão do homem e da mulher a Deus. Assim, a conexão com Deus nos faz pessoas melhores. Em meio a tantas desordens e turbulências do dia a dia, incentivar a oração é promover a paz e o amor na sociedade”, enfatiza Pacheco.

O Terço dos Homens é um movimento católico mariano que consiste na reza de um grupo de mistérios do rosário (terço) semanalmente, por um grupo de homens leigos, chamados de tercistas, em paróquias ou centros comunitários. No exterior, há notícias de grupos de homens que se reúnem para a oração do terço desde 1912. No Brasil o primeiro registro da expressão Terço dos Homens data de 8 de setembro de 1936, quando frei Peregrino estabeleceu um grupo de oração, no estado de Sergipe. O dia 8 de setembro tem grande importância para os católicos pois é o Dia da Natividade de Nossa Senhora.