Os veículos movidos a gás natural precisarão contar com uma certificação para serem abastecidos no Paraná. Essa é a proposta do deputado Fernando Scanavaca (PDT) que foi aprovada em primeiro turno na sessão plenária desta segunda-feira (13).
De acordo com o projeto, os postos de combustíveis serão obrigados a exigir, no momento do abastecimento, um selo garantidor do sistema de gás natural veicular. Segundo Scanavaca, a medida vai garantir maior segurança aos frentistas e também coibir as conversões realizadas em locais não autorizados.
Sonora
A utilização do gás natural como combustível para veículos tem sido uma opção vantajosa para os motoristas que querem economizar. O custo por quilometro rodado com o gás natural é menor se comparado ao rendimento do etanol e da gasolina. A segurança com a qualidade do produto e o menor índice de poluição também fazem do gás uma excelente opção de combustível.
O projeto prevê que os postos de combustíveis mantenham informativos para orientação dos consumidores. Quem não cumprir a determinação estará sujeito à multa e até cassação do alvará. O texto ainda passará por novas votações em plenário.
Na mesma sessão, também foi aprovado o projeto dos deputados Hussein Bakri (PSD) e Schiavinato (PP) que institui o Dia Estadual da Prevenção, Controle e Orientação da Osteoporose.
Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães.