Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Aprovado projeto que prevê alerta na fatura de água sobre a dengue e o zika vírus

Podcast
((Descrição do áudio))

Prevenir é sempre melhor do que remediar. Por isso, os cuidados para evitar a transmissão da dengue, do zika vírus e da chikungunya nunca são demais. Uma nova arma para a conscientização dos paranaenses está em debate na Assembleia Legislativa. O projeto de lei do deputado Paulo Litro (PSDB), aprovado em primeiro turno nesta terça-feira (14), propõe a divulgação de um alerta sobre o perigo da água parada nas faturas da Sanepar.

Segundo o deputado, além de evitar a proliferação do mosquito e a transmissão das doenças, a medida simples vai colaborar com a economia de recursos da saúde.

Sonora

O verão é o período do ano com maior registro de casos das doenças devido às temperaturas mais altas aliadas as pancadas de chuva. Os ovos do mosquito Aedes aegypti são depositados em água parada e podem sobreviver por mais de um ano à espera do clima ideal para se desenvolverem. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, de agosto de 2016 até o dia 7 de fevereiro deste ano, o Paraná registrou 473 casos de dengue, 14 de chikungunya e três casos de zika vírus. Maringá, Londrina e Paranaguá apresentam os maiores índices. Paulo Litro explica que a escolha da fatura da Sanepar para receber o alerta não foi por acaso.

Sonora

A prevenção das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti depende de ações simples, como eliminar a água parada de vasos e pratos de plantas, calhas e bandejas de geladeira. Copos plásticos, sacolas, latas e até um simples papel de bala jogados no chão também podem acumular água e servir de criadouro para o mosquito. O projeto volta a plenário para novas votações.

Na sessão plenária desta terça-feira também foi aprovado o projeto de lei do deputado Elio Rusch (DEM) que insere no calendário oficial do estado a Semana Estadual de Conscientização do Uso de Agrotóxicos e Domissanitários. Já a proposta do deputado Fernando Scanavaca (PDT), sobre a obrigatoriedade de um selo garantidor para abastecer veículos movidos a gás natural, recebeu uma emenda e volta para análise da Comissão de Constituição e Justiça.

Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães. 

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação