Artagão Júnior participa da Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais

29/05/2012 14h56 | por Assessoria de Imprensa, com a colaboração do jornalista Victor Almeida.
Representando a Assembleia Legislativa do Paraná, na qualidade de 1º vice-presidente, o deputado Artagão Júnior (PMDB) foi a Natal, no Rio Grande do Norte, para participar da XVI Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (CNLE) – maior encontro parlamentar da América Latina. O evento será aberto oficialmente nesta quarta-feira (30), a partir das 20 horas, no Centro de Convenções de Natal, com programação até sexta-feira (1º). A promoção é da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), em parceria com a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.
O encontro, cujo tema principal é “Matriz energética e alternativas para o futuro”, deve reunir mais de 1200 participantes. A solenidade de abertura vai contar com diversas autoridades, entre elas a governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini; a prefeita de Natal, Micarla de Sousa; o presidente da Câmara de Natal, Edivan Martins; o presidente da Unale, José Luis Tchê; e o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Ricardo Motta.
O ciclo de palestras começa na quinta-feira (31). O governador Eduardo Campos, de Pernambuco, fala sobre “A importância da energia para o desenvolvimento dos estados”. O economista Ricardo Amorim analisa o tema “Brasil – desafios e oportunidades nesta década”. O ex-ministro Shigeaki Ueki expõe a questão da “Evolução da matriz energética”, e o governador Marcelo Déda, de Sergipe, faz a palestra “Energia para nacionalização da indústria de fertilizantes e desenvolvimento do agronegócio”.
Na parte da tarde, o deputado Artagão Júnior debate a Revisão do Pacto Federativo, com a participação do senador e ex-governador do Paraná, Roberto Requião; da coordenadora da Auditoria Cidadã da Dívida, Maria Lúcia Fattorelli; do ex-secretário da Receita Federal, Everardo Maciel; do conselheiro do TCU, Sebastião Helvécio; da deputada estadual Aspásia Camargo (RJ); do membro da Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite), João Pedro Casarotto; e do professor de Marketing Silvio Teitelbaum.
Na sexta-feira (1º) o deputado Artagão Júnior participa ainda do debate “Olimpíadas e Copa do Mundo – desafios e oportunidades”, cuja mesa redonda será composta pelos deputados federais Danrlei (RS) e Vicente Cândido (SP), relator da Lei Geral da Copa, e pelo deputado estadual Roberto Dinamite (RJ). A nova diretoria da Unale será eleita e empossada em seguida.