Assembleia abre suas portas para prefeitos em evento em Foz do Iguaçu Presidente Traiano reforça disposição do Legislativo em ser um elo de ligação entre as administrações municipais e o Governo do Estado.

01/12/2016 09h54 | por Jaime S. Martins

Presidendente da Alep Ademar Traiano (PSDB), discursa em evento de Foz para prefeitos e prefeitas eleitos e demais autoridades.Créditos: Dálie Felberg/Alep

A meta da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) de se tornar cada vez mais próxima da população atingiu mais um objetivo nesta quarta-feira (30), com a participação efetiva do Legislativo no Encontro de Prefeitas e Prefeitos Eleitos, que acontece até a próxima sexta-feira (2), em Foz do Iguaçu.
A Alep tem dois amplos espaços no evento, onde estarão em funcionamento os gabinetes da Presidência e da 1ª Secretaria, comandados pelos deputados Ademar Traiano (PSDB) e Plauto Miró (DEM), respectivamente.
Na abertura do evento, o presidente Traiano destacou o objetivo de estreitar a relação com os municípios. "Somos o elo de ligação entre a administração municipal e o Governo do Estado. Esse é o papel do parlamentar, e a Assembleia como uma Casa democrática não poderia deixar de estar presente em um evento dessa magnitude. A Assembleia é um componente importante e estamos propiciando aos prefeitos se integrarem de tudo o que acontece no Legislativo".

Para o 1º secretário, a participação de todos, prefeitos, Governo do Estado, Assembleia e deputados estaduais incentiva boas ações para o Paraná. "O Legislativo está participando desta ampla reunião para que os prefeitos e gestores públicos possam ter contato com os setores do Estado, e também onde o governador vai colocar as ações do Governo para 2017", relatou Plauto.
A Assembleia Legislativa do Paraná terá um espaço exclusivo no evento para receber prefeitas, prefeitos, vice-prefeitos e suas equipes de administração. Além de manter contato direto com os deputados, os futuros administradores receberão todas as informações sobre os projetos do Legislativo. A grande novidade será o novo programa na TV Assembleia, exclusivamente para prefeitas e prefeitos. Na atração “Fala Prefeito”, os gestores municipais terão um espaço próprio para apresentar as ações desenvolvidas no município, os potenciais de cada região e falar diretamente com a população.

Nesses espaços, além dos gestores poderem se reunir com os deputados que comandam a Assembleia, eles conhecerão iniciativas como o Guia do Cidadão, uma cartilha elaborada pela Alep em parceria com o Governo do Estado e com o Ministério Público estadual para incentivar a formação cidadã de crianças e adolescentes, e o projeto “Assembleia no Enem”, que disponibiliza pela TV Assembleia e pela internet aulas gratuitas de preparação para o Enem, além da Escola do Legislativo, que para 2017 planeja uma ampla programação de cursos, palestras e capacitações para qualificar os servidores municipais.

Nova sede – O governador Beto Richa (PSDB) transferiu, temporariamente, a sede do Poder Executivo para a cidade de Foz do Iguaçu. Segundo ele, esse ato é uma demonstração da preocupação do Governo com o interior do Paraná e, principalmente, com as pequenas cidades do estado. "Essa atitude demonstra o respeito, não só a essa região, mas ao interior do estado. Temos procurado fazer trabalho homogêneo em todas as regiões e, obviamente, dado uma atenção especial às pequenas cidades, que mais precisam do apoio e investimento do Governo do Estado. Reafirmo o interesse do Governo em estar ao lado de todos os prefeitos e vencermos juntos esse momento de crise", afirmou.

O governador também enalteceu a participação da Assembleia no evento e o apoio que os deputados têm dado para ajudar o Paraná a enfrentar a crise. "A integração com a Assembleia tem sido fundamental para as conquistas do Paraná. Temos um clima de harmonia, diálogo e respeito. Essa união de esforços tem ajudado nos avanços do Estado do Paraná".

Participaram da abertura do evento mais de trinta deputados estaduais, a vice-governadora Cida Borghetti (PP), o presidente do Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR), Ivan Bonilha, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, o ministro das Cidades, Bruno Araújo, a prefeita de Foz do Iguaçu, Ivone Barofaldi, além de presidentes de classe e do setor produtivo, deputados federais, conselheiros do TCE-PR.

Atos – Ainda na abertura do evento, o governador Beto Richa assinou alguns atos administrativos, entre eles um em parceria com o Ministério das Cidades, Caixa Econômica Federal e a prefeitura de Guarapuava, que vai permitir a construção de 100 casas populares naquela cidade. Outro convênio foi com uma empresa britânica que irá fornecer programas de conteúdo e provedores para a área da saúde, permitindo uma melhor gestão do sistema e acompanhamento dos diagnósticos dos pacientes.

Ouça o Podcast relacionado