Assembleia aprova projeto de lei que proíbe a substituição do troco em dinheiro por balinhas Proposta foi aprovada pelos deputados em redação final, última etapa de votações na ALEP, seguindo agora para sanção ou veto do Executivo.

30/11/2015 18h32 | por Nádia Fontana
Deputado Requião Filho (PMDB).

Deputado Requião Filho (PMDB). Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

Deputado Requião Filho (PMDB).

O projeto de autoria do deputado Requião Filho (PMDB) dispondo sobre a obrigatoriedade da devolução integral e em dinheiro do troco aos consumidores depende somente da sanção do governador Beto Richa para virar lei.  O artigo 2º desse projeto, de nº 313/2015, estabelece que “na falta de cédulas ou moedas para a devolução do troco, o fornecedor do produto ou serviço deverá arredondar o valor em benefício do consumidor”.

A proposição, aprovada na sessão plenária desta segunda-feira (30), da Assembleia Legislativa, em redação final, prevê ainda que fica proibida a substituição do troco em dinheiro por outros produtos, como balas ou outros deste gênero. Requião Filho, que é presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia, afirma que é comum este tipo de reclamação, porque as pessoas se sentem enganadas.

“É uma prática abusiva, pois você se dirige ao caixa e o valor total da compra sempre termina com números quebrados. Pode parecer mixaria, mas no final de um mês, o lucro é bem grande”, alerta. “O estabelecimento raramente tem estes centavos de diferença para dar o troco. Mas temos que lembrar que é dele a responsabilidade de manter troco suficiente para atender os consumidores”, argumenta Requião Filho.

 

  *Confira mais notícias sobre a Assembleia Legislativa do Paraná no Facebook.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação