Assembleia começa período legislativo com a presença do governador, e com obras de modernização.

03/02/2020 17h49 | por Cláudia Ribeiro
Podcast Durante sessão de instalação da segunda sessão legislativa da 19ª Legislatura, o governador Ratinho Junior expôs os principais programas desenvolvidos pelo Estado em 2019.

Durante sessão de instalação da segunda sessão legislativa da 19ª Legislatura, o governador Ratinho Junior expôs os principais programas desenvolvidos pelo Estado em 2019.Créditos: Dálie Felberg/Assembleia

Durante sessão de instalação da segunda sessão legislativa da 19ª Legislatura, o governador Ratinho Junior expôs os principais programas desenvolvidos pelo Estado em 2019.

O presidente Ademar Traiano (PSDB), abriu a sessão de instalação do ano legislativo nesta segunda-feira (03) no Plenário da Casa de Leis, ao lado do governador do Estado, Carlos Massa Ratinho Júnior (PSD) e de diversas autoridades. No discurso, o governador citou números como os da geração de empregos no Paraná em 2019, onde o estado ficou nas primeiras colocações e destacou projetos que pretende implantar com a ajuda dos deputados. Por exemplo, a reestruturação da Agepar, que deve ampliar a atuação como órgão fiscalizador.

(sonora)

O líder do Governo na Casa, deputado Hussein Bakri (PSD), acredita que 2020 será um ano menos agitado, já que projetos mais polêmicos, como extinção de licenças-prêmio e reforma na  previdência de servidores já foram aprovados em 2019.

(Sonora)

(Sobe som))

 A estrutura defasada e a falta de segurança motivaram investimentos do Poder Legislativo, o que segundo o presidente Traiano vão garantir melhoria no atendimento aos servidores, deputados e, principalmente, ao público que visita o Poder Legislativo, afinal, o prédio possui instalações muito antigas e que precisam de reformas urgentes.

(Sonora)

Entre as obras, estão a   construção de um elevador panorâmico no prédio Tancredo Neves, onde estão os gabinetes parlamentares, a implantação de um restaurante, a reformulação do sistema de som do Plenário e reformas no prédio administrativo, que é tombado pelo patrimônio histórico.  Nesse caso, um laudo técnico encomendado pelo Legislativo apontou uma série de problemas na estrutura do local. Entre eles, rachaduras, fissuras, deterioração das esquadrias metálicas, problemas no revestimento e pintura, além de sujeira e ações passadas que transformaram a fachada original do edifício. Com base no laudo, será elaborado o edital de licitação da obra. A previsão da Diretoria-Geral da Assembleia é de que as intervenções ocorram ainda este ano. 

 De acordo com o primeiro secretário da Assembleia, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), responsável pela gestão administrativa e controle do orçamento, houve um planejamento para que a Assembleia pudesse investir com responsabilidade, e devolver ao povo um patrimônio que é do próprio povo. 

(Sonora)

Todos os investimentos realizados no Legislativo estão no novo portal da Assembleia Legislativa, que também foi desenvolvido seguindo as orientações da Mesa Executiva para aproximar o Poder cada vez mais da população, ampliando a transparência e informando o cidadão sobre o que acontece no parlamento. O novo layout e as novas ferramentas foram desenvolvidos pelos próprios servidores da Casa.

Mais informações você confere no nosso site. www.assembleia.pr.leg.br

Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação