Assembléia Concede Título de Cidadão Honorário Ao Médico Miguel Carlos Riella

04/12/2007 18h34 | por Carlos Souza
Distribuído em 04/12/07ASSEMBLÉIA CONCEDE TÍTULO DE CIDADÃO HONORÁRIO AO MÉDICO MIGUEL CARLOS RIELLAA Assembléia Legislativa do Paraná realizou sessão solene nesta terça-feira (04) para a entrega do título de Cidadão Honorário do Paraná ao fundador da Fundação Pró-Renal, Dr. Miguel Carlos Riella. De acordo com o autor da proposição, deputado Cleiton Kielse (PMDB), é justa a homenagem ao Dr. Miguel Carlos Riella. “Além de toda a sua contribuição médica, profissional e pessoal para a área da saúde, ele tem paixão pelo que faz. E mais. É grande o seu desejo em compartilhar o seu conhecimento, acumulado ao longo dos anos”, disse.Em seu discurso, Riella agradeceu a iniciativa dos parlamentares, fez um rápido descritivo da sua carreira acadêmica e profissional, e agradeceu os profissionais médicos e instituições que possibilitaram avanços para a área médica e para o setor de nefrologia. A cerimônia contou com a presença do presidente da Associação Médica do Paraná, José Fernando Macedo, do presidente da Sociedade de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro, Celso Ramos, familiares, profissionais médicos e membros da sociedade civil organizada.Currículo – Nascido em Blumenau (SC), Miguel Carlos Riella iniciou seus estudos na cidade natal e terminou o 3º grau já em Curitiba (PR), onde ingressou na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), no ano de 1963. Após sua graduação, continuou os estudos nos Estados Unidos onde especializou-se em Clínica Médica (Mount Sinai Hospital, New York) e, posteriormente, em Nefrologia (enfermidades renais) na Universidade de Washington, sob a orientação do Dr. Belding Scribner, pioneiro na área de hemodiálise crônica.Em 1976 retornou ao Brasil, iniciando suas atividades no Hospital Universitário Evangélico de Curitiba (HUEC), onde, em outubro do mesmo ano, estabeleceu o Serviço de Nefrologia e de Nutrição Parenteral e Enteral. Em março de 1977 dava início ao Programa de Hemodiálise Crônica no HUEC e em 1980 era realizado o primeiro transplante renal na Instituição.Em setembro de 1980 publicou seu primeiro livro, Princípios de Nefrologia e Distúrbios Hidroeletroliticos (Guanabara-Koogan) e no mesmo ano em julho iniciou o primeiro programa de Diálise Peritoneal Ambulatorial Domiciliar do Brasil.Em 1984 estabeleceu a Fundação Pró-Renal, entidade de caráter social e dedicada à Pesquisa em Enfermidades Renais e Metabólicas, da qual é presidente desde então. No ano de 1985 publicou seu segundo livro: Suporte Nutricional Parenteral e Enteral (Guanabara-Koogan). Já em 1987 foi eleito Presidente da Sociedade Latino Americana de Diálise Peritoneal e Presidente da Federação LatinoAmericana de Nutrição Parenteral e Enteral.Em 1995 foi eleito Presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia e em 1999, membro do Conselho da Sociedade Internacional de Nefrologia. Em 2001, publicou junto com a nutricionista Cristina Martins, da Fundação Pró-Renal, seu 3º livro: Nutrição e o Rim. Em 2004, o livro também passou a ser editado em espanhol.Ainda no ano de 2004, o Dr. Miguel Carlos Riella idealizou o Laboratório de Isolamento de Ilhotas Pancreáticas do Centro de Engenharia e Transplante Celular da Pontifícia Católica do Paraná, e estabeleceu o Instituto Scribner em homenagem ao seu mentor, Belding Scribner, pioneiro da hemodiálise crônica no mundo e que pretende dedica-ser a educação, ensino e pesquisa na área nefrológica. Já em 2007, foi eleito presidente da Federação Internacional de Fundações de Nefrologia para o período 2009-2011, e membro titular da Academia Nacional de Medicina. Na vida acadêmica é Professor Titular de Clínica Médica da Universidade Católica do Paraná e Professor Titular de Clínica Médica da Faculdade Evangélica de Medicina do Paraná. Também é diretor do Serviço de Nefrologia do Hospital Cajuru.