Assembleia contrata primeira servidora com Síndrome de Down

21/03/2022 11h53 | por Cláudia Ribeiro
Podcast Karina Gouvea foi nomeada nesta segunda-feira (21) e é a primeira servidora da Assembleia Legislativa do Paraná com Síndrome de Down.

Karina Gouvea foi nomeada nesta segunda-feira (21) e é a primeira servidora da Assembleia Legislativa do Paraná com Síndrome de Down.Créditos: Orlando Kissner/Alep

Karina Gouvea foi nomeada nesta segunda-feira (21) e é a primeira servidora da Assembleia Legislativa do Paraná com Síndrome de Down.

O Dia Nacional e Internacional da Síndrome de Down na Assembleia Legislativa do Paraná começou a ser celebrado, na manhã desta segunda-feira (21) no Gabinete da Presidência, com a nomeação de uma servidora portadora da síndrome. Ela é Karina Gouvea e vai atuar como secretária no gabinete do deputado Pedro Paulo Bazana (PV). Karina foi recebida pelo presidente da Casa, o deputado Ademar Traiano (PSDB) e pelo 1º secretário, o deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), que deram as boas-vindas à nova servidora.

(Traiano e Romanelli)

O deputado Bazana atua em instituições que trabalham com a inclusão há quase 20 anos. Inclusive é um dos autores de um projeto de lei que prevê a contratação de pessoas com deficiência na Assembleia. Ele se disse emocionado com a receptividade da Mesa Executiva.

(Sonora)

Karina tem 42 anos. Completa 43 daqui a dois dias. Para a mãe, a psicóloga Gislene Gouvea, a contratação é um presente.

(Sonora)

O pai, Hélio Gouvea lembra que, desde pequena, a filha foi preparada e estimulada para estudar e trabalhar. Tanto que esta nem é a primeira função que ela ocupa.

(Sonora)

A iniciativa, inédita na Casa de Leis, também deixou a nova funcionária emocionada.

(Sonora)

O Grande Expediente da sessão plenária também será dedicado ao tema, com a fala da presidente da Federação Paranaense das Associações de Síndrome de Down, Noêmia da Silva Cavalheiro. 

A fachada da Assembleia ficará iluminada nas cores amarela e azul em homenagem à data.

O Dia Internacional da Síndrome de Down foi escolhido pela Down Syndrome International, por uma ideia do geneticista Stylianos Antonarakis, da Universidade de Genebra, fazendo uma associação ao cromossomo 21, porque os portadores da síndrome de Down carregam três cromossomos número 21, em vez de dois, como as demais pessoas. No Brasil, o Dia Nacional é a mesma data, que está inclusa na agenda da Organização das Nações Unidas (ONU). A sanção foi publicada no dia 4 de março deste ano.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação