Assembleia Descentraliza Atividades e Faz a Sua Quarta Sessão de Interiorização No Sudoeste

15/06/2011 11h44 | por Luiz Alberto Pena e Jaime S. Martins - Foto de Flávio Pedron/ Jornal de Beltrão
A Assembleia Legislativa fará nesta quarta-feira (15), às 18 horas, no auditório do Teatro Eunice Sartori – Espaço da Arte, em Francisco Beltrão, a sua quarta sessão de interiorização. Assim como nas sessões anteriores realizadas em Londrina, em Cascavel e em Ponta Grossa, a ideia é descentralizar as atividades do Poder Legislativo e levantar as principais demandas regionais, e ainda prestar contas à sociedade sobre as ações administrativas que têm transformado radicalmente a Assembleia Legislativa nos últimos meses, a partir da eleição e da posse da nova Mesa Executiva da Casa.
O presidente da Assembleia, deputado Valdir Rossoni (PSDB), idealizou estes encontros fora de Curitiba com a intenção de percorrer todas as regiões do estado e ouvir as reivindicações apresentadas pela população e entidades de classe. “A Assembleia não é de Curitiba e sim de todo o Paraná. Cabe a nós estarmos presentes em todos os cantos do estado e abrirmos as portas do Poder Legislativo”, disse. “Mais do que fazermos discursos, queremos ouvir a população e debater os problemas da região Sudoeste”, completou.  Rossoni lembrou que em agosto será discutido o Orçamento do Estado para 2012 e que o conjunto de informações coletadas durante as sessões de interiorização será fundamental na elaboração de leis que atendam às prioridades específicas de cada região.
O presidente espera uma ampla participação da sociedade organizada, estudantes, vereadores e sociedade civil, para ampliar os debates. Vinte parlamentares já confirmaram presença na sessão. “É importante a interiorização, pois vivemos um novo momento na Assembleia. Desde as 9 horas da manhã já teremos atividades em Beltrão e esperamos a participação de todos”, acrescentou.
Audiência pública e seminário – Embora a sessão esteja marcada para as 18 horas, os deputados começam mais cedo as suas atividades no Sudoeste paranaense. Assim é que amanhã (15), às 9 horas, a Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, Adolescente e Idoso, presidida pela deputada Rose Litro (PSDB), promoverá uma audiência pública na sede da Câmara Municipal, ocasião em que o procurador de Justiça Cândido Furtado Maia Neto proferirá palestra sobre o tema.
No período da tarde, a partir das 13h30, será a vez da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, presidida pela deputada Cantora Mara Lima (PSDB), promover um seminário em que serão debatidas medidas para o enfrentamento da violência contra a mulher. O seminário contará com palestra da delegada Franciela Alberton, especialista na área.
Coletiva – Mais tarde, às 17h30, já no Espaço da Arte que será palco da sessão itinerante, os deputados Valdir Rossoni (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa, e Plauto Miró (DEM), 1º secretário, atenderão os jornalistas em entrevista coletiva. A oportunidade servirá para que os parlamentares possam detalhar as medidas de impacto que vêm sendo tomadas na direção do Legislativo Estadual desde 1º de fevereiro, como o fechamento da gráfica onde eram impressos os “diários secretos”, a extinção do serviço de segurança da Casa e sua substituição por um Gabinete Militar, o recadastramento geral dos servidores e a extinção de cargos comissionados, o fim dos chamados “supersalários”, o levantamento do patrimônio móvel e imóvel, o controle das presenças dos deputados em Plenário e a revisão de todos os contratos mantidos pela Assembleia. Estas e outras medidas permitiram que durante os três primeiros meses da nova administração da Assembleia R$ 10,2 milhões fossem devolvidos para os cofres do Poder Executivo.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação