Na reta final para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) os estudantes podem aproveitar para rever os conteúdos cobrados nas provas assistindo aos “aulões” exibidos pela TV Assembleia e ministrados pelos professores do projeto Eureka. Essas aulas do curso preparatório, transmitido pelo canal de televisão da Assembleia Legislativa do Paraná desde junho, formam uma coletânea com mais de uma centena de vídeos, que estão disponíveis no site da instituição.
O deputado Ademar Traiano (PSDB), presidente da Assembleia, afirma que “o curso pré-Enem, que a TV Assembleia está transmitindo há cerca de cinco meses, é um grande aliado para quem vai prestar as provas no próximo fim de semana, e também representa uma forma do Legislativo contribuir de forma direta na preparação dos estudantes”. Ele voltou a destacar que todas as aulas são ministradas por professores especialistas e gravadas no estúdio de educação à distância (EaD) do Instituto Federal do Paraná (IFPR), em parceria com a equipe do Eureka, que adicionam dicas e conhecimentos aos estudantes. “A finalidade dessa parceria é contribuir com a preparação dos alunos que vão prestar o exame que permite acesso às melhores instituições de ensino superior do país”, acrescentou.
Tranquilidade – Segundo o professor Marlus Geronasso, coordenador do programa Eureka, o momento é de muita tranquilidade para que o estudante possa encerrar sua preparação e fazer uma boa prova: “O aluno deve fazer uma revisão do conteúdo sobre o qual tenha ainda alguma dúvida. Mas tudo sempre com muita tranquilidade, porque ele vai ter que empregar todas as suas forças para responder as 180 questões do Enem e elaborar a redação. Serão 11 horas de provas”, frisou. “Neste momento as aulas do Eureka são um importante instrumento de apoio para esclarecer algum ponto”, acrescentou. O curso do pré-Enem do Eureka encerra no próximo dia 23 (sexta-feira) com um total de 364 aulas ministradas. Antes serão realizados, nesta terça-feira (20) e na quarta-feira (21), com início às 14 horas, dois grandes “aulões” especiais nas instalações do Canal da Música, em Curitiba. Participarão dessas aulas cerca de 1.600 estudantes de 162 escolas públicas da Capital.
Na opinião do presidente da Assembleia, “as aulas – de Redação, Biologia, Sociologia, Filosofia, entre outras matérias – elaboradas por professores com reconhecida experiência, especialistas em suas áreas, são uma oportunidade para o aperfeiçoamento dos conhecimentos de nossos jovens”. Traiano reiterou que a transmissão do curso vem sendo possível em função de uma parceria inédita estabelecida entre o Poder Legislativo e o IFPR, sem custos para a Assembleia ou para o instituto. O curso ofertado pelo IFPR-Eureka utiliza como metodologia a resolução das questões das provas elaboradas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), para o ENEM, a partir dos exames nacionais aplicados de 2010 até 2014. Inclui também as questões elaboradas para o sistema prisional. Os conteúdos são ministrados por especialistas, que gravam as aulas no estúdio de educação à distância (EaD) do IFPR, em parceria com a equipe do Eureka.
Canais – Os alunos podem assistir as aulas do Eureka, que abrangem os conteúdos relacionados a Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens, Matemática e Redação, pela TV Assembleia, canal de televisão da Assembleia Legislativa, e também pelo YouTube. A transmissão pela TV Assembleia acontece sempre no canal 16 da Net, a partir das 19 horas. Os alunos matriculados poderão também acompanhar as aulas ao vivo, via satélite, nas telessalas do IFPR.
O ENEM 2015, o teste de conhecimentos do Ministério da Educação (MEC) que pode garantir uma vaga em instituições públicas ou privadas de ensino superior, será realizado nos dias 24 e 25 de outubro, em todos os estados e no Distrito Federal. Segundo o Inep, o ENEM deste ano terá cerca de 7.740.000 participantes. A nota do Enem é usada como critério de acesso à educação superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em 115 instituições públicas, e do Programa Universidade para Todos (ProUni). A participação na prova é requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), participar do programa Ciência sem Fronteiras ou ingressar em vagas gratuitas dos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Estudantes maiores de 18 anos podem obter a certificação do Ensino Médio por meio do Enem.
*Confira mais notícias sobre a Assembleia Legislativa do Paraná no Facebook.