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Assembleia e Projeto Eureka promovem aulão preparatório inédito para o Enem

Revisão dos conteúdos deve reunir pelo menos 500 estudantes do Ensino Médio que querem garantir por meio do Enem uma vaga na universidade.


Um aulão inédito preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será ministrado no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) no próximo dia 23, para cerca de quinhentos estudantes da rede pública de ensino. A iniciativa é mais uma parceria entre o Legislativo estadual e o Projeto Eureka, acertada na última quinta-feira (9) entre o presidente da Alep, deputado Ademar Traiano (PSDB), e o professor Marlus Geronasso, coordenador do Eureka. O aulão dá prosseguimento a uma parceria que vem dando certo desde 2015, ano em que a TV Assembleia transmitiu, em 19 semanas, 364 aulas preparatórias para o Enem e concursos vestibulares, que foram elaboradas pela equipe de professores do Projeto Eureka.

A proposta é trabalhar os conteúdos de sala de aula de uma forma interdisciplinar, divididos nas cinco áreas do conhecimento cobradas no exame: linguagem, ciências humanas, ciências da natureza, matemática e redação.  A intenção é despertar os alunos para a necessidade de estarem bem preparados para as provas. “Fazer um aulão histórico no primeiro semestre, como acontecerá aqui na Assembleia, é extremamente relevante. Você já abre as portas para uma preparação que durará alguns meses. Isso mobiliza os estudantes e faz com que alguns dos que estejam mais tranquilos comecem a despertar para o estudo. E quem vier ao aulão também sairá mais motivado a estudar e a buscar um preparo melhor”, explica o professor Marlus Geronasso.

O professor ressalta a importância do Enem para o acesso ao Ensino Superior e lembra que o aluno precisa estar realmente preparado para as provas. “Aqui em Curitiba, especialmente, a UTFPR tem ingresso só via Enem, e na UFPR são 30% das vagas também via Enem. Isso é muito significativo e se o aluno estiver preparado com antecedência, certamente o caminho será o da aprovação”.

A expectativa é de que o Enem 2016 seja um dos maiores já realizados. Até agora, mais de 8,6 milhões de inscrições já estão confirmadas. As provas serão aplicadas nos dias 5 e 6 de novembro.  

Redação – A etapa mais temida para a maioria dos candidatos é, sem dúvidas, a redação. Desenvolver o tema dentro dos critérios avaliados pelo Ministério da Educação pode ser decisivo para o sucesso ou para o fracasso do aluno. “A redação é um dos maiores divisores de água em uma nota, no sentido de trazer uma prova discursiva e uma prova única em que ele (aluno) escreve e escreve mal. Quando digo isso não é generalização. É uma constatação. A média do Brasil é 470,8, ou seja, estamos abaixo dos 500. Com isso, uma das falhas do sistema educacional brasileiro que se manifesta em uma grande prova como o Enem é que o aluno termina o Ensino Médio e não sabe escrever”.

Por isso, a primeira etapa do processo preparatório para o Enem comandado pelo Projeto Eureka já está sendo desenvolvida em 132 colégios estaduais de Curitiba. No “Redação Especial para o Enem”, os professores são capacitados e os alunos recebem orientações sobre os critérios de avaliação usados na correção da prova e os itens que precisam ser cumpridos. Os estudantes também farão três redações até setembro, para se adequarem às exigências.

Parceria – Este é o segundo ano consecutivo em que a Assembleia Legislativa do Paraná e o Projeto Eureka são parceiros na preparação para o Enem. Em 2015, mais de 300 aulas foram disponibilizadas para alunos de todo o Paraná, por meio da TV Assembleia e da internet. “É uma honra muito grande termos a Assembleia como parceira do Projeto Eureka. O fato de estarmos em todos os municípios do estado oportuniza que esse projeto de redação pioneiro possa ser um piloto, para que no próximo ano outras cidades sejam atingidas com um projeto de redação especial”.

Origem – O Projeto Eureka surgiu há doze anos como fruto do questionamento dos professores da rede pública sobre como apoiar os seus alunos para acessar o ensino superior. É um programa de ação social que oferece reforço aos conteúdos já trabalhados pelos professores e não pretende substituir o que se trabalha em sala de aula.

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