Assembleia Entrega R$ 10 Milhões Para Executivo Aplicar Na área da Saúde

18/05/2011 11h31 | por Edmundo Inagaki / Foto: Nani Gois

Créditos: Edmundo Inagaki / Foto: Nani Gois

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdir Rossoni (PSDB), o 1º secretário, deputado Plauto Miró (DEM), o 2º secretário, Reni Pereira (PSB), acompanhados de dezenas de outros parlamentares, estiveram no Palácio das Araucárias, na manhã desta terça-feira (17), para entregar ao governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), um cheque no valor de R$ 10 milhões, resultante das economias feitas pelo Poder Legislativo nos últimos três meses, e que será destinado à rede hospitalar do Estado.
Entre as medidas moralizadoras adotadas pela nova Mesa Executiva desde fevereiro, que permitiram a moderação nas despesas administrativas da Casa, estão o corte do número de cargos comissionados, a diminuição das cotas de combustíveis dos parlamentares, a revisão e redução de valores dos contratos de prestação de serviços, a extinção do pagamento de supersalários a alguns servidores, como também das superaposentadorias.
Também estiveram presentes ao evento de entrega dos recursos economizados pelo Legislativo os deputados Adelino Ribeiro (PSL), Ademar Traiano (PSDB), Ademir Bier (PMDB), Artagão de Matos Leão Júnior (PMDB), Augustinho Zucchi (PDT), Bernardo Ribas Carli (PSDB), Cantora Mara Lima (PSDB), Douglas Fabrício (PPS), Dr. Batista (PMN), Duílio Genari (PP), Edson Praczyk (PRB), Evandro Júnior (PSDB), Gilberto Ribeiro (PSB), Hermas Brandão Júnior (PSB), Jonas Guimarães (PMDB), Luciana Rafagnin (PT), Marcelo Rangel (PPS), Marla Tureck (PSC), Nelson Garcia (PSDB), Nelson Luersen (PDT), Pedro Lupion (DEM), Rose Litro (PSDB), Stephanes Júnior (PMDB) e Teruo Kato (PMDB), além dos secretários estaduais da Saúde, Michelle Caputo Neto, e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Leal.
Rossoni revelou que o objetivo dos parlamentares é fazer uma cerimônia como esta a cada três meses. “Nós queremos, até o final do ano, entregar ao governador em torno de R$ 40 milhões. Isso só está acontecendo porque temos o apoio dos deputados, em relação a todas as medidas saneadores da Casa. Não teve um que se levantasse contra as medidas que tomamos. Acredito que esta é uma vitória do povo e dos deputados do Paraná. A nossa grande preocupação é recuperar a imagem da Assembleia, para que ela seja novamente respeitada pela sociedade”.
O governador Beto Richa agradeceu a destinação dos R$ 10 milhões em nome de cada paranaense. “É um recurso expressivo, que certamente será muito útil para nossa Secretaria de Saúde, ainda mais nas condições em que encontramos o Governo do Estado: estruturas deterioradas, recursos financeiros escassos, capacidade de endividamento e investimento reduzidíssima. E, segundo o levantamento realizado, vamos poder atender os hospitais regionais de nosso Estado, cerca de nove deles serão aquinhoados com a aquisição de equipamentos, aparelhos necessários para garantirmos qualidade no atendimento na área de saúde para todos os paranaenses”.
O secretário da Saúde, Michelle Caputo Neto, afirmou que os recursos serão aplicados imediatamente. “Vamos concentrar os investimentos em alguns hospitais de nossa rede, e com ação rápida: comprando equipamentos, fazendo o conserto de alguns hospitais, cuja estrutura está bastante deficiente. E com resultados imediatos, na abertura de leitos de UTI neonatal, em alguns, e de adultos, em outros, de qualificação com equipamentos, que são importantes para podermos aumentar o volume de cirurgias, e para fazermos exames que hoje são impossíveis”, completou Caputo.
Hospitais beneficiados - O Hospital Regional de Ponta Grossa vai receber R$ 1.834.000,00: para compra de incubadoras (R$ 94.000,00), tomógrafo (R$ 900.000,00), digitalizadora (R$ 600.000,00) e nobreaks (220.000,00), além de R$ 20.000,00 para construção de Central de Material. O Hospital Regional do Litoral receberá R$ 300.000,00 para aquisição de monitores multiparamétricos e R$ 1.800.000,00 para construção de almoxarifado e refeitório. A construção do novo almoxarifado libera espaço da antiga maternidade, permitindo que os atuais 24 leitos obstétricos sejam destinados a outras especialidades. O Hospital Regional do Sudoeste será contemplado com R$ 1.240.000,00, que servirão para a compra de monitores (R$ 440.000,00), respiradores (R$ 600.000,00) desfibrilador (R$ 20.000,00), além de R$ 180.000,00 que serão aplicados na instalação de ar condicionado do Centro Obstétrico e do Repai.
Para os hospitais Zona Norte e Zona Sul de Londrina serão destinados R$ 160.000,00, também para adequação de ar condicionado. O Hospital de Reabilitação terá R$ 900.000,00 para compra de tomógrafo e R$ 2.000.000,00 para ar condicionado, perfazendo R$ 2.900.000,00.
Para o Hospital Infantil de Campo Largo serão destinados R$ 1.124.500,00, a serem utilizados na compra de monitores (R$ 600.000,00), ventiladores (R$ 360.000,00) e incubadoras (R$ 164.500,00).
Para o Hospital do Trabalhador, R$ 721.000,00, que serão divididos entre a compra de autoclave (R$ 84.000,00), termodesinfectadora (R$ 60.000,00), seladora (R$ 12.000,00), lavadora ultrassônica (R$ 10.000,00), ar condicionado (R$ 35.000,00) e arco cirúrgico (R$ 280.000,00), além de R$ 240.000,00 para aplicação na ampliação da Central de Material.
O Centro de Atendimento Integral ao Fissurado Lábio-Palatal (CAIF) será beneficiado com R$ 205.000,00 para adequar a área física existente, incluindo troca de telhas, nova entrada de energia elétrica de acordo com a nova legislação, pintura e outras reformas necessárias.