Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Assembleia entrega título de Cidadão Benemérito ao jornalista Baltazar Eustáquio de Oliveira

Baltazar Eustáquio de Oliveira, Taquinho, diretor do jornal Tribuna do Norte de Apucarana
Baltazar Eustáquio de Oliveira, Taquinho, diretor do jornal Tribuna do Norte de Apucarana Créditos: Nani Gois/Alep (crédito obrigatório)
Durante a sessão especial realizada nesta quarta-feira (27) em Apucarana, a Assembleia Legislativa fez a entrega do título de Cidadão Benemérito do Paraná ao jornalista Baltazar Eustáquio de Oliveira, um reconhecimento a sua trajetória profissional. Nesta solenidade, também foram homenageados doze ex-deputados estaduais da região (leia matéria no site).

O deputado Valdir Rossoni (PSDB), presidente do Parlamento estadual, considerou o título recebido por Taquinho como um reconhecimento à participação ativa do jornalista em importantes conquistas para Apucarana e região. Por outro lado, o deputado Evandro Junior (PSDB), proponente do título de cidadania que foi aprovado por unanimidade pelo Plenário da Assembleia, destacou a trajetória profissional do homenageado. "É um privilégio conceder esse título a uma pessoa digna como o meu amigo Baltazar Eustáquio de Oliveira – o Taquinho – que tem Apucarana no coração e trabalha para o desenvolvimento do município. Taquinho é da área de comunicação e um grande parceiro do município e da administração em vários projetos. Uma homenagem merecida e da qual participamos com muito orgulho", reiterou Evandro Junior.

Carreira – “Recebo esse título como uma homenagem ao grupo de comunicação Tribuna do Norte, como um reconhecimento ao trabalho desenvolvido por nossa equipe”, afirmou o jornalista, ao falar sobre a solenidade. Ele disse também que como cidadão apucaranense sentia-se honrado com a realização dessa sessão itinerante da Assembleia na cidade. Segundo ele, essa é uma oportunidade para que as autoridades do Legislativo estadual conheçam os pleitos da região.

Baltazar Eustáquio de Oliveira, é diretor superintendente do Grupo Tribuna de Comunicação, composto pelos jornais Tribuna do Norte, de Apucarana, e Jornal da Manhã, de Ponta Grossa, pela Grafinorte, uma das principais gráficas do Paraná, pela Rádio Tribuna FM e os sites JM News e TN Online.

Ao falar sobre sua trajetória profissional, Taquinho recordou que começou a trabalhar ainda menino, aos onze anos de idade, quando estudava pela manhã e atuava como office-boy no Fórum de Apucarana. Aos 16 anos já assinava uma coluna do jornal Tribuna da Cidade. De colaborador, passou a editor-chefe e acionista. Atuou ainda em emissoras e jornais da região. Em 1985, após deixar a Tribuna da Cidade, fundou o Jornal do Norte, periódico que começou com tiragens semanais até se tornar diário e o primeiro jornal de Apucarana impresso em cores. Em 1991 houve então a fusão dos jornais diários da cidade, a Tribuna da Cidade e o Jornal do Norte, resultando na Tribuna do Norte, embrião do Grupo Tribuna de Comunicação.

O jornalista também teve participação ativa no projeto de duplicação da rodovia Apucarana-Arapongas, na vinda do Centro Moda, hoje Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), para o município, e na construção da escola mais moderna no Estado em Apucarana, o Colégio Estadual Antônio dos Três Reis de Oliveira. O nome do estabelecimento é uma homenagem ao irmão mais velho do jornalista, um líder estudantil que foi morto durante o período da ditadura militar.

Hoje, entre os pleitos apresentados por Taquinho, assim como pelas demais autoridades e lideranças da região, está o pedido de apoio para a duplicação da rodovia BR-376, principalmente do trecho que faz a ligação entre Apucarana e Ponta Grossa, importante ligação entre as regiões Norte e Sul do estado.

Taquinho participou da solenidade acompanhado pela esposa, a professora Lilian Marçal de Oliveira, e pelos filhos, André Luís e Luiz Gustavo.

 

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação