Os 125 anos de fundação da Associação Comercial do Paraná (ACP) foram celebrados no começo da sessão desta quarta-feira (1) no Plenário da Assembleia legislativa do Paraná. A iniciativa da homenagem foi do próprio presidente, o deputado Ademar Traiano. Para ele, a instituição, que é histórica na defesa dos empresários paranaenses, e também atua junto ao governo para tratar dos interesses da classe empresarial. Por isso, merecia ser lembrada pela Casa.
Durante a homenagem, foi exibido um vídeo contando um pouco da história e do trabalho da instituição, que foi fundada pelo Barão do Cerro Azul, no dia 1º de julho de 1890. A ACP, como é mais conhecida, tem atualmente 27 mil associados. É uma entidade de classe sem fins lucrativos E oferece aos eles benefícios com condições e formatos criados especialmente para atender desde micro a grandes empresas. O presidente, Antônio Miguel Espolador Neto, ficou emocionado com a homenagem e disse que esta é uma data histórica, afinal a Associação Comercial do Paraná foi a primeira entidade do estado a ser fundada.
Em tempos de crise econômica no Brasil, o presidente da ACP diz que o empresariado está preocupado e cauteloso, já que vem sentindo queda nas vendas mês a mês com a lata dos preços dos produtos, que ele acredita, ainda vai se estender para 2016. Mas Antônio Miguel Espolador Neto também se mostrou otimista, porque espera que as medidas de ajuste fiscal adotadas pelos governos tenham reflexos positivos no futuro.