Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Assembleia faz sessão solene para festejar Dia da Consciência Negra e Zumbi dos Palmares

28/11/2012 19h35 | por Sandra C. Pacheco
Comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra e aos 317 anos da imortalidade de Zumbi dos Palmares.

Comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra e aos 317 anos da imortalidade de Zumbi dos Palmares.Créditos: Sandro Nascimento/Alep

Comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra e aos 317 anos da imortalidade de Zumbi dos Palmares.
Por iniciativa do deputado Ney Leprevost (PSD) a Assembleia Legislativa realizou sessão solene nesta quarta-feira (28), às 18h30, em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra e aos 317 anos da imortalidade de Zumbi dos Palmares. Realizado em conjunto pelo Legislativo estadual, Consulado Geral da República do Senegal, Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Senegal e Centro de Integração Social, Cultural, Comercial e Turístico Afro Brasileiro, o evento chega à sua 17ª edição, marcando sempre a defesa da igualdade racial.
Como ocorre tradicionalmente, foram homenageadas personalidades de destaque na difusão da cultura, educação, direito e divulgação, com o objetivo de integrar os afro-brasileiros à sociedade. Para o cônsul geral honorário da República do Senegal para os Estados do Paraná e de Santa Catarina, Ozeil Moura dos Santos, a política de aproximação entre estes dois estados e a África segue conquistando avanços. Referiu-se à parceria com a Fecomércio – Federação do Comércio do Estado do Paraná – como um importante instrumento para o estreitamento das relações comerciais entre a África e o Paraná e falou sobre o interesse daquele país na transferência de tecnologia para contribuir com seu desenvolvimento agrícola.

Citou como exemplo o caso do Senegal, grande produtor de amendoim, que pode se beneficiar deste intercâmbio para a transformação do grão em óleo, agregando valor à produção agrícola local. Ele também exibiu no evento um audiovisual que mostra o Portal Africano de Curitiba, e destacou a importância das parcerias na área da educação, que tem trazido um grande número de estudantes africanos para o Brasil, atraídos pelas semelhanças e pelas ligações culturais entre os dois países.

Homenagens
– A sessão desta quarta-feira contou com uma apresentação do grupo Ginga Total, com a dança Maculelê, e com desfile de modas do estilista Edson Eddel, que desenvolve roupas sustentáveis feitas a partir de tampas, latas, vidros e garrafas. Seus trajes foram exibidos por 40 modelos, moças negras que usaram adornos recicláveis da artista plástica Fernanda Galiastri. Por relevantes serviços prestados às comunidades afro-brasileiras, paranaenses e africanas, foram homenageadas onze personalidades: Ângelo Donato Hasse, Claudionor Agibert, Darci Piana, Itamar Ribeiro, Joel Almeida da Luz, Jorge Rangel Filho, José Deodato Skroski, Lenivaldo Prado dos Santos, Mariza Soares de Azevedo, Regina Célia Ricci Adami Zanchi e Rubens Corrêa.

Leprevost manifestou sua satisfação em participar da realização do ato solene, destacando as ligações existentes entre os dois países e a importância da influência africana na formação dos valores culturais brasileiros.

A escolha do dia 20 de novembro para a celebração do Dia da Consciência Negra remete à data em que o líder do Quilombo de Palmares, localizado na Serra da Barriga, em Alagoas, morreu vítima de uma emboscada, no ano de 1695. Alçado à condição de símbolo da resistência negra à escravidão, Zumbi faz parte do Livro dos Heróis da Pátria, no Panteão da Pátria e da Liberdade.

Inúmeras autoridades prestigiaram a sessão solene na Assembleia Legislativa. Compondo a Mesa que dirigiu os trabalhos, ao lado do deputado Ney Leprevost e do cônsul do Senegal, Ozeil Moura, estiveram o ministro Ricardo Brugada, cônsul geral do Paraguai; o cônsul da Espanha, Saturnino Gordo; a assessora jurídica da Secretaria de Estado para Assuntos da Copa do Mundo de 2014, Sheila Betina Radloff da Silveira; o vereador Milton Xavier, do município de Arapongas; e a coordenadora de Proteção Social Especial, Mara Cristina Ferreira, representando na oportunidade a secretária de Estado da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação