Assembleia homenageia entidades e profissionais no Dia do Médico Veterinário Sessão solene proposta pelo 1º secretário da Casa, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), destacou o trabalho de veterinários e entidades de classe.

09/09/2019 21h09 | por Eduardo Santana
Sessão solene proposta pelo primeiro secretário da Alep, deputado Romanelli, marcou as comemorações do Dia do Médico Veterinário.

Sessão solene proposta pelo primeiro secretário da Alep, deputado Romanelli, marcou as comemorações do Dia do Médico Veterinário.Créditos: Dálie Felberg/Alep

Sessão solene proposta pelo primeiro secretário da Alep, deputado Romanelli, marcou as comemorações do Dia do Médico Veterinário.

Sessão solene proposta pelo primeiro secretário da Alep, deputado Romanelli, marcou as comemorações do Dia do Médico Veterinário.Créditos: Dálie Felberg/Alep

Sessão solene proposta pelo primeiro secretário da Alep, deputado Romanelli, marcou as comemorações do Dia do Médico Veterinário.

A atuação de instituições públicas e privadas e de profissionais ligados à medicina veterinária em todo o estado foi destacada durante sessão solene em homenagem ao Dia Estadual do Médico Veterinário, realizada nesta segunda-feira (9), na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Durante a solenidade, proposta pelo primeiro secretário da Casa, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), médicos veterinários e entidades de classe que contribuíram para a evolução da atividade foram homenageados com a entrega de menções honrosas.

“Essa homenagem congrega entidades e profissionais que têm tido um papel absolutamente preponderante no desenvolvimento do nosso estado e do nosso país, especialmente na área da agroindústria. E nós, aqui no Paraná, temos uma categoria de médicos veterinários extremamente importante para a nossa economia, uma vez que esses profissionais são os responsáveis por parte da nossa produção de proteína animal. Além disso, atuam no atendimento de animais de pequeno e médio porte. O fato é que os nossos médicos veterinários são profissionais importantes para o Paraná”, afirmou Romanelli

Homenagens - No evento, 16 médicos veterinários foram homenageados devido aos serviços prestados em prol do fortalecimento do exercício da medicina veterinária no estado Paraná. Ainda na solenidade receberam menção honrosa o Fórum das Entidades de Classe da Medicina Veterinária do Estado do Paraná (FECLAMEV-PR); Sindicato dos Médicos Veterinários do Paraná (Sindivet-PR); a Sociedade Paranaense de Medicina Veterinária (SPRMV); a Academia Paranaense de Medicina Veterinária (ACAPAMEV); a Associação Nacional de Clínicos Veterinários - Regional Paraná (Anclivepa-PR); a Associação Brasileira dos Hospitais Veterinários (ABHV); a Sociedade de Médicos Veterinários de Eqüinos (Someve-PR); e a Associação Brasileira de Medicina Veterinária Legal (AMBVL).

O coordenador geral da FECLAMEV-PR, Cesar Amim Pasqualin, destacou durante seu discurso o papel dos médicos veterinários junto à agroindústria paranaense e às questões ambientais. “Esses profissionais e entidades de classe que foram homenageados nesta sessão sabem agora que seus trabalhos foram observados e valorizados pelos seus colegas veterinários e também pela sociedade”. Para Amadeu Bona Filho, professor da Universidade Federal do Paraná, a função de todo profissional da medicina veterinária é servir à sociedade como um todo. “Nossa profissão é espinhosa devido aos muitos desafios que enfrentamos diariamente, mas não podemos desistir. Nós somos os serviçais da sociedade e a nossa profissão é atender os anseios dela”, apontou.

Dedicação - De acordo com o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, a classe dos médicos veterinários é extremamente dedicada às causas da produção agroindustrial do Paraná. “É uma categoria importante, organizada, produtiva, profissional e eficiente. Eles nos dão diariamente uma grande contribuição para o nosso agronegócio ao conjugar suas atividades com os pequenos produtores rurais, as cooperativas e à agroindústria”, disse. “É uma justa homenagem. Não só para comemorar a data e encontrar amigos, mas também para garantir o avanço da profissão do nosso estado, dando qualidade e condição de trabalho aos nossos veterinários”, ressaltou o deputado Anibelli Neto (PMDB), presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Assembleia e médico veterinário por formação. “A medicina veterinária avançou muito no Paraná e hoje somos os profissionais que cuidam da saúde dos pequenos, médios e grandes animais, e, por consequência, da saúde humana também”, concluiu o ex-governador e ex-presidente da Assembleia, Orlando Pessuti, que também é graduado em medicina veterinária.

Ainda participaram da solenidade a diretora de política ambientais da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Fabiana Campos; o presidente do CRMV-PR, Rodrigo Távora; o presidente da SPRMV, Masahiko Ohi; o presidente da ACAPAMEVE, Paulo Alfredo Miranda; o presidente da ANCLIVEPA-PR; Adolfo Sasaki; o diretor da ABHV, Roberto Lange; o presidente da SOMEVE-PR, André Nunes Boff; a presidente da AMBVL, Norma Centeno Rodrigues; o secretário de estado da Saúde, Beto Preto; o deputado federal Reinhold Stephanes Júnior (PSD); e o deputado estadual Soldado Adriano José (PV).

Dia do Veterinário – No Paraná, o Dia Estadual do Veterinário é comemorado no dia 9 de setembro por meio da Lei 19.035, de 30 de maio de 2017, que insere no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Paraná a data comemorativa. A legislação é de autoria do deputado Anibelli Neto (MDB), do ex-deputado estadual e, hoje, deputado federal Felipe Francischini (PSL) e do ex-deputado Luis Corti. Nacionalmente, o Dia do Médico Veterinário também é celebrado em 9 de setembro em referência à data da assinatura do Decreto Lei nº 23.133 pelo então presidente Getúlio Vargas, que regularizou a profissão e o ensino da medicina veterinária no país.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação