Assembléia Instala Frente Parlamentar Paraná-itália

09/05/2006 20h57 | por André Marassi
Em sessão solene realizada nesta terça-feira (9) na Assembléia Legislativa do Paraná, o presidente da Assembléia, deputado Hermas Brandão (PSDB), constituiu oficialmente a Frente Parlamentar Paraná-Itália. A cerimônia contou com a presença do vice-governador do Paraná Orlando Pessuti (PMDB), do embaixador da Itália no Brasil Michele Valensise, do presidente da Frente Parlamentar Brasil-Itália na Câmara Federal, deputado Ricardo Barros (PP), além de outras autoridades paranaenses e italianas. A nova frente é constituída por 28 deputados estaduais e presidida pela deputada Cida Borghetti (PP). Em seu discurso de abertura dos trabalhos, a deputada lembrou da participação italiana na constituição do Paraná e destacou os desafios que os deputados terão na tentativa de fomentar as relações econômicos e sociais com a Itália. “É impossível falar da história do Paraná sem lembrar dos imigrantes italianos, que aqui chegaram em 1877 e ajudaram a construir este grande Estado”, disse a deputada. “Centenas de empresas italianas já se instalaram em nosso estado, mas muito ainda pode ser feito para melhorar e incrementar o relacionamento comercial com aquele país”, afirmou. Para o embaixador da Itália no Brasil Michele Valensise, a instalação da Frente significa a abertura de mais um canal de oportunidades. “Acredito que será um fórum de idéias e sugestões que poderá potencializar e desenvolver ainda mais as relações bilaterais da Itália com o Brasil, em especial com o Paraná”. O presidente da Frente Parlamentar Brasil Itália na Câmara Federal, deputado Ricardo Barros destacou os avanços já conquistados no plano nacional com a Instalação da Frente “Na Câmara Federal, a Frente Parlamentar Brasil-Itália é a que tem o maior número de deputados participando e contribuindo com o estreitamento das relações entre os dois países”.A Frente Parlamentar Paraná-Itália foi regulamentada pelo ato do presidente nº 02/06. É composta pelos deputados: Ademar Traiano, Alexandre Khury, Ângelo Vanhoni, Antonio Anibelli, Augustinho Zucchi, Caito Quintana, Cida Borghetti, Cleiton Kielse, Duílio Genari, Durval Amaral, Edson Strapasson, José Maria Ferreira, José Domingos Scarpellini, Luciana Rafagnin, Luis Accorsi, Luiz Carlos Martins, Marcos Isfer, Miltinho Puppio, Natálio Stica, Neivo Beraldin, Nelson Justus, Luiz Nishimori, Plauto Miró Guimarães, Rafael Greca, Ratinho Júnior, Reni Pereira, Vanderlei Iensen e Valdir Rossoni.