Assembleia lança campanha “Tampinha Paraná”

01/06/2023 17h41 | por Thaís Faccio
Podcast

Créditos: Arte: Vinícius Leme/Alep

A Assembleia Legislativa do Paraná começa o mês de junho com mais uma ação de solidariedade e sustentabilidade, com o lançamento da Campanha Tampinha Paraná. O anúncio foi feito pela presidente do Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado da Assembleia, Rose Traiano, na tarde desta quinta-feira (01). “A campanha de arrecadação de tampinhas para o Asilo São Vicente, em Curitiba, foi um sucesso e teve uma repercussão tão boa que decidimos ampliar a campanha para todo o Estado e beneficiar outras instituições que atendem idosos e pessoas em vulnerabilidade social”, explicou.

O objetivo é incentivar instituições, legislativos municipais, associações de classe, entre outros a arrecadarem tampinhas plásticas que serão destinadas às entidades assistenciais. “É uma forma da Assembleia engajar a sociedade num ato solidário e voluntário. É incentivar as pessoas a arrecadar tampinhas que iram para o lixo e que vão se transformar em fraldas geriátricas, produtos de limpeza, itens de higiene pessoal ou alimentos”, explicou Rose.

SONORA ROSE TRAIANO - Presidente do Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado da Assembleia

Atitude correta

“Acho correto e justo ampliar a campanha. Todas as instituições têm direto de receber esse tipo de doação”, comentou o diretor do Asilo São Vicente de Paulo, padre José Parecido. A entidade foi beneficiada com o material arrecadado na primeira etapa da campanha “Tampinha Solidária”, lançada no início de maio, pela Assembleia Legislativa, através do Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado da Casa de Leis.

“Há muitas outras instituições e asilos no Paraná que não tem essa visibilidade. Por isso, quando a Assembleia amplia e faz com que todos possam receber e ser beneficiados através dessa campanha nos sentimos felizes. Porque foi através do nosso trabalho, da nossa mobilização de pudemos ajudar outras instituições”, completou o padre. Por mês, o asilo utiliza mais de 19 mil fraldas geriátricas a um custo de aproximadamente R$ 42 mil. Além disso, mensalmente a instituição tem um gasto estimado em R$ 1,2 milhão. E grande parte disso vem de doações e do carinho de voluntários.

Seminário Feliz Cidade dos Idosos

E a primeira ação do projeto Tampinha Paraná acontece já nesta sexta-feira (02), durante o seminário “Feliz Cidade dos Idosos”, em Londrina. O evento que está sendo organizado pela Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da Assembleia, presidida pelo deputado Cobra Repórter (PSD), e visa ouvir os cidadãos do interior do estado para realizar um raio-X sobre a qualidade de vida e as necessidades dos idosos, haverá caixas coletoras.

Para participar e ser parceiro da Assembleia nessa ação de solidariedade e sustentabilidade, as entidades devem realizar um cadastro via e-mail do Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado da Assembleia. (conselhosolidario@assembleia.pr.leg.br).

O que descartar

A ação também continua aqui na Casa de Leis, com quatro coletores de arrecadação espalhados pela Assembleia para que funcionários e colaboradores possam fazer as doações.

Além de tampinhas de garrafa pet também podem ser doados outros tipos de tampas plásticas como as usadas na cozinha (margarina, manteiga, requeijão, achocolatado, maionese, ketchup, temperos, leite, leite em pó); na área de serviço (amaciante, sabão líquido, água sanitária, álcool, desinfetante, limpa odores em geral, lustra móveis, detergente); em produtos de higiene (shampoo, condicionador, cremes de tratamento, hidratante, creme dental, acetona, sabonete líquido) e outros como de lenço umedecido, talco, pomadas, remédios, caneta e canetinhas.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação