Assembleia Legislativa aprova projeto de lei que promove segurança emocional das mães paranaenses

03/05/2022 17h50 | por Trajano Budola
Podcast Assembleia aprova projeto que trata da saúde mental na maternidade

Assembleia aprova projeto que trata da saúde mental na maternidadeCréditos: Dálie Felberg/Alep

Assembleia aprova projeto que trata da saúde mental na maternidade

Cuidar emocionalmente das mães paranaenses com a conscientização de toda a sociedade sobre a importância da saúde mental na maternidade. Este é o objetivo do projeto de lei do deputado Alexandre Amaro (Republicanos) aprovado pela Assembleia Legislativa do Paraná na tarde desta terça-feira (3).

A proposta que institui no estado o Maio Furta-cor, um mês inteiro dedicado à realização de reuniões, palestras, cursos, oficinas, seminários e distribuição de informativos tratando o tema.

As ações, que devem ser tomadas por órgãos da Administração Pública estadual, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada serão voltadas principalmente contra a depressão, ansiedade e suicídio entre as mães.

O mês escolhido, inclusive, é uma alusão ao Mês das Mães e a cor é a que reflete todas as outras, dependendo da iluminação que receba.

Outro projeto de lei aprovado é o que garante e protege no Paraná o direito individual à liberdade de crença, pensamento, discurso, culto e de organização religiosa. 

A matéria assegura o livre exercício de cultos ou igrejas, e a proteção aos seus respectivos locais de culto, sem qualquer embaraço ao seu funcionamento.

De acordo com o projeto, ninguém será privilegiado, beneficiado, prejudicado, perseguido, privado de qualquer direito, ou isento de deveres por causa das suas convicções ou práticas religiosas. 

A proposta é assinada pela deputada Cantora Mara Lima (Republicanos) e pelos deputados Soldado Fruet (PROS), Gilson de Souza (PL), Alexandre Amaro e Coronel Lee (Democracia Cristã).

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação