Assembleia Legislativa assina parceria com SEAP para uso de software de gestão patrimonial Termo de cessão entre Legislativo, Secretaria da Administração e Previdência e Companhia de Informática do Paraná (Celepar) foi firmado nesta terça (26).

26/09/2023 12h15 | por Thiago Alonso

(Esq. p/ dir.) O secretário de Administração e Previdência, Elisandro Pires Frigo, o presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSD), e o diretor administrativo da Assembleia, Guilherme de Abreu e Silva.Créditos: Orlando Kissner/Alep

A Assembleia Legislativa do Paraná dá mais um passo importante para a modernização e otimização da gestão administrativa. Nesta terça-feira (26), o presidente da Casa de Leis, deputado Ademar Traiano (PSD), e o secretário de Estado da Administração e Previdência (SEAP), Elisandro Pires Frigo, assinaram um termo de cessão entre o Poder Legislativo, a SEAP e a Companhia de Informática do Paraná (Celepar) para o uso do Sistema de Gestão do Patrimônio Móvel (GPM). A ferramenta vai implantar condições para o controle e a gestão dos bens móveis do Poder Legislativo. O termo foi firmado no Gabinete da Presidência.

O software realiza o cálculo preciso da avaliação dos bens móveis e sua respectiva depreciação, fornecendo informações para uma administração eficaz e transparente. Além disso, o GPM abrange o cadastro da incorporação, movimentação e desincorporação dos patrimônios, simplificando processos e reduzindo a margem de erros. Uma das funcionalidades do sistema é sua capacidade de possibilitar a realização do inventário, reavaliação e a devida depreciação mobiliária de forma eficiente, poupando recursos e tempo da equipe administrativa.

O presidente do Legislativo, deputado Ademar Traiano, destacou a parceria estratégica e o impacto positivo que o GPM terá na administração da Casa. "Este programa representa um salto significativo para a modernização e eficiência da gestão administrativa do Poder Legislativo estadual. Estamos comprometidos em oferecer um serviço público cada vez mais eficaz e transparente à população do Paraná. O GPM será uma ferramenta fundamental nesse processo. A partir de agora, depois da celebração deste convênio, nós teremos tudo integrado e praticamente em tempo real", afirmou.

O secretário de Estado da Administração e Previdência, Elisandro Pires Frigo, ressaltou a importante parceira com a Assembleia, que unifica e facilita a gestão. “É a marca do nosso governo e da Assembleia Legislativa: o trabalho com eficiência. Este não é o primeiro sistema que a gente unifica com a Casa para otimizar os recursos públicos. Este sistema vem agora para colocar todo o nosso patrimônio numa base única. Isso ajuda o controle da depreciação de cada bem ao longo do tempo, mas também na contabilidade do Estado, já que conseguimos colocar isto em nosso ativo. Isso é muito importante”, afirmou.

Modernização

Segundo o diretor administrativo da Assembleia, Guilherme de Abreu e Silva, a utilização do GPM pela Assembleia é mais um passo importante para o avanço da modernização administrativa do Poder Legislativo. “O instrumento utilizado pelo Governo estadual possibilita a realização do controle e a gestão do patrimônio móvel de forma integrada e segura, facilitando a realização da administração patrimonial”, explicou.

Segundo ele, além de incrementar o atual modelo de gestão patrimonial do Legislativo, a adoção do Sistema possibilitará a integração futura com outros sistemas atualmente compartilhados com o Governo do Estado do Paraná. “A utilização aperfeiçoará o compartilhamento de informações da Assembleia no momento de implantação do novo Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafic)”, completou.