Assembleia Legislativa conta com o primeiro gabinete parlamentar inclusivo do Brasil A Organização Neurodiversa pelos Direitos dos Autistas, a ONDA-AutismoS, concedeu o certificado ao gabinete do deputado Alisson Wandscheer (SD).

11/07/2023 18h21 | por Assessoria Parlamentar

A capacitação técnica da Organização Não Governamental para os colaboradores e servidores do gabinete mostrou o que é o autismo, suas características, causas e incidência, ensinou as práticas de atendimento e acolhimento, as prioridades na resolução de problemas diante da desregulação e direitos previstos em lei.Créditos: Eliel Ramos

O gabinete do deputado estadual Alisson Wandscheer (SD) na Assembleia Legislativa do Paraná é o primeiro do Brasil certificado com o Selo de Empresa Amiga da Pessoa Autista. A certificação foi concedida pela Organização Neurodiversa pelos Direitos dos Autistas, a ONDA-AutismoS, entidade de caráter social voltada para a defesa dos direitos, o aprimoramento da qualidade de vida, da segurança e do bem-estar das pessoas com Transtorno do Espectro Autista.

“O reconhecimento de primeiro gabinete parlamentar inclusivo do país é motivo de grande orgulho para toda a equipe e destaca o nosso compromisso genuíno em promover um Estado acessível e cumpridor das leis para as pessoas autistas”, afirma o deputado.

Idealizador e líder do Bloco Parlamentar da Neurodiversidade na Casa, Alisson explica que esta é a principal bandeira do seu mandato, pauta que inclui o Transtorno do Espectro Autista (TEA), o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e a dislexia. “Esse é o carro chefe do nosso trabalho legislativo. Queremos dar voz a essa pauta no Paraná e ajudar as famílias atípicas. Para isso, a nossa equipe precisa estar preparada e em constante capacitação para combater o preconceito e a discriminação, promover a inclusão e contribuir para melhorar a qualidade de vida destas pessoas. Não podemos errar”, disse.

Alisson Wandscheer explica que o propósito é gerar empatia na sociedade. “O conhecimento leva à compreensão e ao respeito e assim conseguiremos dar ao autista condições para que ele seja o protagonista da sua própria vida”.

Certificação

“O autismo é um desafio. As pessoas são diferentes e precisam ser respeitadas sem suas condições de existência, capacidades e potencialidades. Precisamos desmistificar preconceitos e formar uma sociedade mais inclusiva”, afirma Fábio Cordeiro, presidente da Onda-AutismoS.

Segundo ele, a capacitação dos colaboradores do gabinete do deputado Alisson é um grande avanço na busca pelo respeito e a inclusão. “Estivemos com o deputado capacitando toda a sua equipe para bem atender os autistas. É importante que não apenas os espaços privados, mas também os espaços públicos estejam capacitados para entender a condição e para respeitar a individualidade das pessoas autistas. Foi uma troca muito produtiva e pudemos dar o Selo Empresa Amiga da Pessoa Autista para o gabinete, que agora vai levar a conscientização realmente a todos os âmbitos da sociedade”, disse.

Fabio Cordeiro, que também é autista, explica que a formação vai facilitar o dia a dia dos servidores, desde o desenvolvimento de projetos de leis, o compartilhamento de boas práticas, o atendimento dos autistas e famílias que buscam apoio do parlamentar. “Eles serão multiplicadores da inclusão na Assembleia, no governo estadual, nas suas famílias e amigos, e em todos os lugares e cidades por onde passarem”.

A Onda-AustismoS desenvolve projetos em parceria com governos estaduais e municipais e inciativa privada.  No Paraná promoveu a capacitação de policiais militares para procedimento no atendimento de ocorrências e abordagens envolvendo pessoas autistas e qualificou empresários, comerciantes e comunidades para a certificação da Ilha do Mel como primeira ilha inclusiva do Brasil e também o Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta Grossa, reconhecido como o primeiro parque natural inclusivo para pessoas autistas do Brasil.