((Descrição do áudio))
O ex-deputado Arnaldo Busato foi homenageado pela Assembleia Legislativa do Paraná. Por iniciativa da Mesa Executiva e do deputado Claudio Palozi (PSC), a sala anexa ao plenário recebeu o nome de “Sala Deputado Arnaldo Busato”. A placa foi descerrada nesta terça-feira (21) com a presença de familiares e do ex-deputado Duílio Genari. O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSDB), ressaltou a carreira de sucesso e a conduta de Busato como homem público.
Sonora
Muito emocionada, a viúva Rosi de Oliveira Busato afirmou que a homenagem é um reconhecimento à dedicação de Busato ao povo paranaense.
Sonora
Um dos filhos, Arnaldo Faivro Busato Filho falou do orgulho pelo legado deixado pelo pai e da responsabilidade para manter todos os ensinamentos que aprendeu em casa.
Sonora
Formado em medicina pela Universidade Federal do Paraná, Arnaldo Faivro Busato ingressou na carreira política como sucessor do sogro. Elegeu-se deputado estadual em 1962 com a quinta maior votação e foi uma das mais importantes lideranças políticas do Paraná nas décadas de 60 e 70. De um carisma incomum, foi um verdadeiro campeão de votos. Reelegeu-se deputado estadual em 1965 e deputado federal em 1970 com as maiores votações.
Também foi secretário de Estado da Saúde, quando comandou importantes campanhas de imunização e ações de grande repercussão na área. Foi cotado para o Senado e para o Governo do Estado, mas abriu mão de disputar os cargos devido à saúde debilitada. Perdeu a luta de mais de oito anos contra o câncer e morreu em Curitiba no dia 1º de março de 1980 com apenas 45 anos.
Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães.