Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Assembleia Legislativa homenageia os 112 anos da Escola de Formação de Praças da Polícia Militar do Paraná

Cerimônia relembrou trajetória da instituição e papel dela na formação de profissionais competentes para atender à população paranaense.

Solenidade aconteceu na tarde desta quarta-feira (2), no Plenário da Casa
Solenidade aconteceu na tarde desta quarta-feira (2), no Plenário da Casa Créditos: Valdir Amaral/Alep

A missão da Escola de Formação de Praças da Polícia Militar do Paraná (EsFAEP) na consolidação de profissionais de segurança responsáveis foi tema de uma sessão solene realizada na tarde desta quarta-feira (2). Proposta pelo deputado Soldado Adriano José (PP), a cerimônia celebrou os 112 anos da instituição, completados no último dia 24. Instrutores, comandantes, praças e outros integrantes da corporação prestigiaram a cerimônia realizada no Plenário e refletiram sobre a trajetória e o papel que a instituição cumpre hoje na sociedade paranaense.

“Uma coisa é o policial se formar e a outra é a própria instituição investir nesse policial com mais conhecimento e preparo para ele saber tratar o criminoso e diferenciá-lo do cidadão de bem, do pai de família e do trabalhador. E, para que ele tenha esse conhecimento, ele precisa de aperfeiçoamento e treinamento. E é justamente dentro dessas escolas que acontecem esses processos”, explicou José.

Logo na abertura da sessão solene, o deputado traçou um breve resumo da história da instituição, inicialmente inaugurada como Escola de Polícia, sob o comando do coronel Fabriciano do Rego Barros. Em 1976, transformou-se em Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) e depois, em 2010, nasceu oficialmente como a 1ª EsFAEP, em Curitiba. “Foi o marco oficial que disseminou nosso modelo de ensino no Estado”, destacou José.

Em 2010, a 2ª EsFAEP é criada em Maringá, atendendo às demandas de ensino no interior do estado. Em 2022, a Academia Policial Militar do Guatupê inaugura a 3ª EsFAEP, em Cascavel. “Ali é onde acontecem as formações e aperfeiçoamentos, como quando os nossos policiais têm que fazer curso de especialização ou de abordagem, por exemplo.” “Ao longo desses 112 anos, nossas escolas jamais perderam a essência da missão”, frisou o parlamentar.

Reconhecimento

Para o primeiro-sargento Joany Lourenço dos Santos, hoje um dos instrutores que atuam há mais tempo na formação de praças, a homenagem é um importante reconhecimento. “Entramos como cidadãos e temos o dever, pautados por princípios legais e pelos valores éticos e morais, de retornar para o seio da sociedade como policiais, como guardiões da lei. É como um sacerdócio”, comparou.

Dos 21 anos em que ele integra a corporação, 12 são dedicados à formação de novos policiais. "Me encontrei. O princípio de tudo é a formação policial e eu sei que ali eu poderia contribuir, como contribuo já há mais de uma década”, refletiu Santos, que atua desde 2013 na EsFAEP.

“É todo um sistema que há mais de um século está a serviço da população do Paraná. Receber essa homenagem na Casa do Povo paranaense, para nós, é bastante simbólico”, destacou o major Valdir Goedert Filho, comandante da 1ª EsFAEP, que tutela hoje 300 policiais. “É uma responsabilidade bem grande quando a gente imagina que essas pessoas têm o compromisso de bem atender à sociedade. Estamos sempre atentos às melhores técnicas e formas de bem formar esse profissional.”

O coronel Paulo Afonso, que participou da solenidade representando o comandante-geral da Polícia Militar do Paraná (PMPR), Jefferson Silva, ressaltou que a EsFAEP é referência nacional na formação de praças. “Celebramos o esforço diário de instrutores, gestores, praças e oficiais que dedicam suas vidas à formação policial”, destacou.

Foram distribuídas placas com homenagens a quem ajudou a consolidar a história da instituição.

Também compuseram a mesa o coronel Zanatta, presidente da Associação de Defesa dos Direitos dos Policiais e Bombeiros Militares Ativos, Inativos e Pensionistas (Amai); o subtenente Cristiano Rodrigues de Souza; o prefeito de Sabáudia, Hugo Manueira; o prefeito de Fênix, Eurípedes Molina Tasca Júnior; e Hernani Bergossi, representando o secretário de Planejamento do Paraná, Ulisses Maia.

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação