Assembléia Legislativa Presta Homenagem à Cnbb

26/10/2005 18h36 | por Marcia Godinho
Por proposição do deputado Luiz Carlos Martins, a Assembléia Legislativa do Paraná homenageou a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – Regional Sul II, pelos 40 anos da organização no Paraná. A solenidade aconteceu no Plenário do Centro Legislativo Presidente Aníbal Khury, no dia 19 de outubro, às 14h30min. O evento teve a presença de Dom Lúcio Ignácio Baumgaertner, presidente da Regional Sul II e arcebispo de Cascavel.A dimensão social da féA autonomia e a hierarquização da vida religiosa brasileira e paranaense coincide com a fundação da República, período em que surge a diocese de Curitiba, em 1892. O processo de expansão se dá com a criação da Província Eclesiásticas no Paraná, em 1926, que inaugura três novas circunscrições – a de Ponta Grossa, Jacarezinho e Foz do Iguaçu. Tendo como cenário o período pós-guerra, quando a corrida pelo desenvolvimento pauta a realidade mundial e brasileira, surge a CNBB que irá delinear um novo papel para a Igreja Católica. Com a criação dá-se início a execução de um planejamento em conjunto e orgânico, interagindo com as pastorais que redescobrem a dimensão social da fé, pautada na mística dos movimentos sociais.A Regional Sul II foi criada, juntamente com novas outras instâncias, durante a terceira fase do Concílio Vaticano II, realizada em Roma em 1964, com a reestruturação da Conferência.