Assembleia Legislativa presta homenagem pelo falecimento de Frei Policarpo Durante a sessão plenária, o presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB), solicitou um minuto de silêncio e o Poder Legislativo emitirá um voto de pesar.

05/10/2020 15h42 | por Jaime S. Martins
Frei Policarpo Berri quando recebeu a Ordem do Pinheiro, maior honraria do Governo do Estado.

Frei Policarpo Berri quando recebeu a Ordem do Pinheiro, maior honraria do Governo do Estado.Créditos: Marilena Chociai

Frei Policarpo Berri quando recebeu a Ordem do Pinheiro, maior honraria do Governo do Estado.

A abertura da sessão plenária desta segunda-feira (05) da Assembleia Legislativa do Paraná foi marcada por um minuto de silêncio razão do falecimento do Frei Policarpo Berri, ocorrido no domingo (04) na cidade de Pato Branco.

Frei Policarpo tinha 96 anos e dedicou quase 65 anos de sua vida religiosa ao município paranaense.

O presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB), que propôs o minuto de silêncio, destacou a importância de Frei Policarpo para o Sudoeste do estado. “Um dos maiores líderes religiosos do Sudoeste e também do Paraná. Frei Policarpo faleceu ontem (domingo), dia de São Francisco. Ele fazia a sua vocação com uma fé inabalável à São Francisco. Era considerado, praticamente, um santo na região. Gostaria de pedir a todos o respeito por esse grande líder religioso, nosso querido Frei Policarpo”.

Pesar – Os deputados Anibelli Neto (MDB) e Luiz Fernando Guerra (PSL) apresentaram voto de pesar pelo falecimento de Frei Policarpo. Requerimento que foi assinado por todos os deputados e que será emitido pelo Poder Legislativo.

Anibelli falou da tristeza pelo falecimento do Frei e lembrou algumas passagens envolvendo a sua família. “É uma referência religiosa, não só para o Sudoeste, mas para todo o estado do Paraná. Meu avô Antônio Annibelli, foi uma pessoa que fundou o município de Pato Branco e conviveu muitos anos com o Frei Policarpo. Meu pai concedeu o título de Cidadão Honorário do Paraná em 2006 ao nosso guerreiro, referência, que deixa o legado de luta e enfrentamento”, disse.

O título de Cidadania foi entregue ao Frei Policarpo pela Assembleia Legislativa do Paraná em 2007, em uma sessão do Legislativo paranaense que ocorreu na cidade de Pato Branco. Essa honraria é entregue àqueles que têm grande representatividade na história paranaense e, embora, não sejam naturais daqui ganham com este título o reconhecimento dos feitos realizados em prol do Estado. Frei Policarpo sempre foi conhecido por seu entusiasmo pela comunicação, logo que chegou à cidade de Pato Branco, no ano de 1956, trabalhou para que fosse instalada uma rádio, o que ocorreu no dia 4 de outubro de 1957. Inicialmente era uma emissora de pequeno porte e hoje conta com uma potência maior de transmissão, possibilitando a ampliação de sua cobertura e deu origem à Rede Celinauta de Comunicação, que conta com a Rádio Celinauta AM, a Rádio Movimento FM, a TV Sudoeste, além dos canais de internet.

Nascido na cidade de Rodeio, Santa Catarina, no dia 13 de julho de 1924, ingressou na Ordem dos Frades Menores no dia 20 de dezembro de 1943 e foi ordenado sacerdote no dia 25 de julho de 1950. A Lei nº 15.057 que concede o título ao Frei Policarpo aprovada por esta Assembleia foi promulgada no ano de 2006.

“Temos na nossa responsabilidade da sequência da vida tentar repassar os ensinamentos desse homem que muitos diziam que era um santo. Por isso tenho que deixar registrado nas notas taquigráficas do nosso Poder Legislativo esse sentimento de tristeza, mas também de alegria por ter convivido com ele e tentar, na medida do possível, continuar a luta que não é só dele, mas de todos nós por uma vida mais digna, íntegra para os que mais precisam”, relatou Anibelli Neto.

O deputado Guerra relatou o dia “triste para a população de Pato Branco e para o Paraná”, tanto que a cidade decretou feriado nesta segunda-feira (05) para que a população pudesse acompanhar o sepultamento, além de luto de sete dias no município.

“O Frei foi uma pessoa extremamente querida, abnegada, devota à Deus e um ser humano que cumpriu à risca os ensinamentos do nosso Criador”. Disse. “Ele era um homem santo, sacerdote especial da província franciscana que teve sua vida dedicada à missão e vocação. Visitou praticamente todas as famílias do nosso município. Levava uma palavra de fé e conforto aos doentes nos hospitais quase que diariamente. A morte será para sempre uma ausência sentida, mas sua vida, inspiração e exemplo de vida deverão nortear a caminhada da igreja e dos fiéis de Pato Branco e da diocese que abrange a região Sudoeste”.

A deputada Luciana Rafagnin (PT) também usou a sessão da Assembleia para se somar aos demais parlamentares no sentimento de tristeza pelo falecimento do Frei Policarpo. “Com toda certeza deixou um grande legado. Uma pessoa cristã, sempre levando palavra de conforto, fé a todo o povo e principalmente aos mais necessitados. Perdemos um grande líder, mas que deixou um legado muito lindo em toda a região Sudoeste, especialmente em Pato Branco, mas que foi exemplo para todo o Sudoeste e o estado do Paraná”.

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação