Assembleia Legislativa promove a terceira edição do Workshop Smartphone Conecta+ “Oficina de Memória e Concentração” e palestra sobre “Prevenção de Golpes de Estelionatos contra Idosos” foram o destaque do curso.

01/12/2023 15h24 | por Antônio Dilay
O workshop aconteceu no Plenário da Assembleia na manhã desta sexta-feira (1º).

O workshop aconteceu no Plenário da Assembleia na manhã desta sexta-feira (1º).Créditos: Orlando Kissner/Alep

O workshop aconteceu no Plenário da Assembleia na manhã desta sexta-feira (1º).

O workshop aconteceu no Plenário da Assembleia na manhã desta sexta-feira (1º).Créditos: Orlando Kissner/Alep

O workshop aconteceu no Plenário da Assembleia na manhã desta sexta-feira (1º).

O workshop aconteceu no Plenário da Assembleia na manhã desta sexta-feira (1º).Créditos: Orlando Kissner/Alep

O workshop aconteceu no Plenário da Assembleia na manhã desta sexta-feira (1º).

O workshop aconteceu no Plenário da Assembleia na manhã desta sexta-feira (1º).Créditos: Orlando Kissner/Alep

O workshop aconteceu no Plenário da Assembleia na manhã desta sexta-feira (1º).

O workshop aconteceu no Plenário da Assembleia na manhã desta sexta-feira (1º).Créditos: Orlando Kissner/Alep

O workshop aconteceu no Plenário da Assembleia na manhã desta sexta-feira (1º).

O Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado da Assembleia Legislativa, com o apoio da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e em parceria com a Celepar, Governo do Paraná e Sesc/Paraná, realizou, nesta sexta-feira (01), no Plenário da Assembleia, a última edição de 2023 do curso Workshop Smartphone Conecta+ para idosos. Além do curso de capacitação para uso de smartphones, as atividades compreenderam uma “Oficina de Memória e Concentração”, ministrado pelo Sesc/PR e a palestra “Prevenção de Golpes de Estelionatos contra Idosos” proferida pelo delegado-chefe da Delegacia de Estelionatos da Polícia Civil do Paraná, doutor Emmanoel David.

Na abertura do curso foi apresentado um vídeo de saudação da Mesa Diretora da Assembleia saudando os participantes, com mensagens do presidente, deputado Ademar Traiano (PSD), do primeiro-secretário, deputado Alexandre Curi (PSD) e da segunda-secretária deputada Maria Victória (PP), bem como uma mensagem especial do presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, deputado Cobra Repórter (PSD).

A presidente do Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado da Assembleia Legislativa, senhora Rose Traiano, comentou sobre a última edição do curso em 2023 e explicou como será no próximo ano. “Diferente das outras edições, temos algumas novidades agora. O Conselho de Ações Solidárias sentiu a necessidade de trazer outros parceiros para essa edição como um adicional de conhecimento. A palestra do delegado sobre estelionatos praticados contra idosos e Oficina da Memória promovida pelo SESC. Resolvemos fazer mais esta edição porque tivemos uma grata surpresa com a crescente procura deste curso. Tem muita demanda com os idosos, eles demonstraram a necessidade de aprender, de buscar conhecimento, então ficamos muito satisfeitos em poder proporcionar um aprendizado qualificado que promova independência e autonomia para os nossos idosos. No ano que vem, nossa intenção é que este curso se torne regular e aconteça mensalmente aqui na Assembleia”.

Oficina de Memória e Concentração do SESC/PR

O evento começou com a “Oficina de Memória e Concentração” promovida pelo SESC/ PR que, por meio de ações que visam despertar a atenção, concentração, percepção, memória, visualização e imaginação e através das expressões corporais e verbais, raciocínio lógico, estimulação visual, leituras, estudo de vivências, dinâmicas de grupo, atividades e exercícios que estimulam o raciocínio, abordando os diferentes tipos de memória e das demais funções de aquisição de conhecimento, estimulam as funções cerebrais com o exercício da mente para o despertar das potencialidades, abrindo caminho para descobertas pessoais, além de proporcionar bons momentos para socialização das experiências de vida e construção de laços de afetividade e amizade.

A analista do Serviço Social do Comércio (SESC), Cláudia Patrícia Totti Denkewski, explicou um pouco sobre a dinâmica da oficina e da importância de ser realizada na Assembleia Legislativa. “A dinâmica da oficina da memória é importante porque ela estimula a cognição, o raciocínio lógico e também a confraternização. Desenvolver esta dinâmica aqui na Assembleia é importante também para conseguirmos pulverizar um pouco mais os conteúdos desta oficina. A gente vai dar uma amostra aqui para eles conhecerem um pouquinho, eles vão ver que são atividades práticas que eles conseguem fazer em casa sozinhos, mas em grupo, a gente consegue estimular muito mais, vira uma brincadeira, fica leve”.

Em seguida, aconteceu o curso de usabilidade de smartphones para idosos, ministrado pelo instrutor da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), ex-deputado estadual Edson Praczyk que tem por missão ensinar aos idosos funcionalidades básicas do aparelho como distinguir o que é um browser, o que é um navegador de internet, a fazer pesquisas na internet, como pesquisar temas de seu agrado ou do seu interesse, a configurar o smartphone e a usar o comunicador social como o WhatsApp ou Telegran.

“A edição desse curso está virando tradição. Eu acredito que tenha se consolidado essa parceria entre Assembleia Legislativa e a Celepar, abraçando os idosos e incluindo-os socialmente e digitalmente, tecnologicamente falando. Na sua grande maioria os vovôs, vovós, não conseguem interagir digitalmente com seus netos e também com seus filhos. No momento que eles são incluídos digitalmente, eles passam a ser integrados neste meio de comunicação digital”, explicou o instrutor da Celepar Edson Praczyk.

A senhora Doraci Martins, não quis revelar a sua idade, mas afirmou já ter mais de 70, contou que veio fazer o curso porque é uma das líderes de um grupo de idosos no seu bairro e acha importante fazer o curso para se tornar multiplicadora de todos estes conhecimentos para junto aos idosos que coordena. “Vim aqui para aprender. Eu sou uma liderança e preciso levar para minha comunidade tudo aquilo que eu vou aprender aqui. É a primeira vez que eu venho e amei todo esse processo. Eu acho que a Assembleia quando faz uma coisa dessas, é para o povo, para a comunidade, principalmente para o idoso. Porque essa caixinha que chamamos celular é misteriosa e ela vem aí com tanta coisa que a gente hoje em dia não sabe. Chamar um carro de aplicativo, por exemplo, eu não sei como fazer”.  

Estelionato contra idosos

Por fim, os participantes assistiram a palestra do delegado-chefe da Delegacia de Estelionatos da Polícia Civil do Paraná em Curitiba, doutor Emmanoel David que falou sobre a prevenção aos golpes de estelionato contra idosos. “Nós temos um marco temporal muito importante, que foi o ano de 2019 com a pandemia. Anteriormente a 2019, nós tínhamos golpes virtuais, mas em um número muito menos expressivo. Os golpes geralmente aconteciam pessoalmente com as vítimas em casos de idosos, como o que nós vamos qualificar hoje em saídas de mercados, em datas festivas, quando recebiam décimo terceiro e aposentadoria, por exemplo, eram golpes mais pessoais. No pós-pandemia, por causa da reclusão que todos nós tivemos que sofrer, os criminosos mudaram um pouco o modus operanti deles. Os idosos também sofreram em uma inclusão digital forçada. Com isso, os criminosos, observando essa tendência, começaram a aplicar golpes nessa faixa etária e os golpes são os mais variados. Esta iniciativa da Assembleia é muito importante porque é aberta a todos e une a população. É o poder público trazendo o conhecimento que muitas vezes não seria transmitido para essas pessoas em suas existências. E com o intuito sempre de conseguir transformar e fazer com que eles tenham conhecimento dos golpes, porque no crime de estelionato, seja virtual, seja pessoal, a estratégia mais importante é a prevenção”. 

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SESP/PR), o número de ocorrências de estelionato contra idosos no Paraná aumentou 157% no 1º semestre de pandemia na comparação com o mesmo período no ano anterior a pandemia. Para a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o número de golpes financeiros contra idosos aumentou 60% após a pandemia. Com a recomendação de usar cada vez mais os canais digitais, o número de acesso a essas plataformas cresceu exponencialmente na mesa proporção dos golpes praticados e os idosos são alvos fáceis muito em razão do desconhecimento sobre o uso correto dos aplicativos.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação