Assembleia Legislativa promove sessão solene para homenagear profissionais da medicina Durante a solenidade, que faz alusão ao Dia do Médico, foram entregues diplomas de menção honrosa a mais de 500 especialistas.

16/10/2023 20h24 | por Thiago Alonso
Solenidade ocorreu na noite desta segunda-feira (16), no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná.

Solenidade ocorreu na noite desta segunda-feira (16), no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná.Créditos: Valdir Amaral/Alep

Solenidade ocorreu na noite desta segunda-feira (16), no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná.

Evento lotou o Plenário da Casa.Créditos: Valdir Amaral/Alep

Evento lotou o Plenário da Casa.

A Assembleia Legislativa do Paraná promoveu na noite desta segunda-feira (16), no Plenário da Casa, uma solenidade em comemoração ao Dia do Médico, celebrado anualmente no dia 18 de outubro. Durante o evento, foi prestada homenagem a mais de 500 profissionais da medicina com a entrega de diplomas de menção honrosa. A proposição é do primeiro-secretário, deputado Alexandre Curi (PSD), do coordenador da Frente Parlamentar da Medicina, deputado Ney Leprevost (União), e da deputada Flávia Francischini (União).

Profissionais de diferentes especialidades médicas receberam o reconhecimento da Assembleia Legislativa. A solenidade contou ainda com a participação de parlamentares, representantes do Conselho Regional de Medicina (CRM), da Associação Médica do Paraná (AMP), além de diversas autoridades. O Dia do Médico, celebrado no dia 18 deste mês, é associado pela Igreja Católica à figura de São Lucas – médico e padroeiro da profissão.

Durante a solenidade, os deputados prestaram tributos aos médicos do Estado. O primeiro-secretário do Poder Legislativo, deputado Alexandre Curi, destacou a importância dos profissionais da medicina durante o combate da pandemia da Covid-19. “Hoje a Assembleia do Paraná homenageia os médicos paranaenses, pessoas que têm a nossa admiração, respeito e gratidão. Esses valorosos profissionais foram extremamente importantes durante a pandemia, trabalhando na linha de frente de combate ao vírus. Por isso, hoje, realizamos esta sessão proposta por nós deputados para homenagear todos os médicos do Paraná”, disse.

De acordo com o deputado Ney Leprevost, o profissional médico é essencial para o cuidado da vida em todas as suas fases de desenvolvimento. De acordo com ele, a data é simbólica e permite agradecer a estas pessoas que se dedicam à assistência, prevenção e promoção da saúde. “Tenho uma vida pública pautada na defesa da saúde. Fundei aqui na Assembleia a Frente Parlamentar da Medicina para defender o SUS, os profissionais de saúde e as pautas dos médicos. Portanto, nós não poderíamos deixar passar em branco essa data tão importante que é a comemoração do Dia do Médico. Por isso, quero hoje parabenizar aqui todos os médicos do Paraná. Acredito que depois da pandemia da Covid-19, as pessoas aprenderam a respeitar mais e a entender melhor a importância da classe médica e dos profissionais de saúde. A Assembleia está em festa por poder, em nome dos paranaenses, dizer publicamente esse muito obrigado enfático aos médicos do Paraná”, afirmou.

Já a deputada Flávia Francischini lembrou a importância de prestigiar os profissionais de medicina. “Eu me sinto lisonjeada em fazer este evento juntamente aos deputados Ney Leprevost e Alexandre Curi para prestigiar e entregar uma homenagem a estes profissionais que cuidam de todos nós e de nossos familiares. São pessoas que passaram por um momento difícil conosco no enfrentamento da Covid-19. Recebemos hoje pessoas que realmente deixam as suas casas para cuidar da saúde de todos nós”, ressaltou.

O presidente da Associação Médica do Paraná, doutor Nerlan Tadeu Gonçalves Carvalho, representou os médicos condecorados e destacou a emoção de receber a homenagem da Assembleia. “É um prazer estar aqui a convite dos parlamentares nesta justa homenagem aos médicos que trabalham diariamente salvando vidas. Por ocasião da Covid-19, por exemplo, eles se dedicaram de modo intenso, assim como outras profissões. Sabemos que a medicina é um dia-a-dia de luta contra a doença, de resgate da dignidade e da saúde da população”, comentou.

Além deles, participaram da solenidade as deputadas Márcia Huçulak (PSD) e Cloara Pinheiro (PSD), e os deputados Nelson Justus (União), Luiz Fernando Guerra (União) e Fábio Oliveira (PODE). Estiveram presentes ainda Romualdo José Ribeiro Gama, presidente do Conselho Regional de Medicina do Paraná, Jurandir Marcondes Ribas Filho, presidente da Academia Paranaense de Medicina, José Fernando de Macedo, presidente eleito da Associação Médica do Paraná (Triênio 2023/2026), Marlus Volney de Morais, presidente do Sindicato dos Médicos do Paraná, e o vereador de Curitiba, Alexandre Leprevost. 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação