Assembleia Legislativa realiza Concurso de Redação preparatório para o Enem no dia 11 de agosto Certame mobilizará 48 mil alunos e é mais uma etapa da parceria entre a Alep e o grupo Eureka, materializada com o projeto “Assembleia no Enem”.

05/08/2016 13h24 | por Jaime S. Martins

Créditos: Arte: Leonardo Cunha

Mais uma etapa da parceria entre a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e o grupo Eureka será promovida no próximo dia 11, às 14 horas, com a realização do 1º Concurso de Redação para os estudantes de 14 a 19 anos dos 2º, 3º e 4º anos do Ensino Médio e Técnico dos 132 colégios públicos de Curitiba. O Concurso faz parte do projeto “Assembleia no Enem”, que conta também com o apoio da Secretaria de Estado da Educação (SEED), e terá como tema: “Como o cidadão pode participar de maneira efetiva das discussões e da elaboração de projetos de lei na Assembleia Legislativa do Paraná? ”.

Mais de 48 mil alunos do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Curitiba participarão do concurso e realizarão a prova nos colégios onde estudam. Cerca de 600 estudantes produzirão a redação diretamente no Plenário da Alep. Neste dia será realizado mais um aulão preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), desta vez focado em técnicas de redação.

O presidente da Alep, deputado Ademar Traiano (PSDB), falou da importância desta nova etapa do projeto, lembrando que a redação é essencial para uma boa avaliação no Enem e, com isso, ter boas notas para o ingresso na universidade. “Além de contribuir para a produção de texto dos estudantes, esse Concurso tem por objetivo despertar os jovens para a importância do exercício da cidadania, estimular a participação dos alunos na vida política e aproximá-los do Legislativo. Para isso, estamos trabalhando para fortalecer esse vínculo com toda a sociedade, abrindo as portas dessa Casa para os jovens”, disse.

Para o professor Marlus Geronasso, coordenador do grupo Eureka, essa é a etapa mais importante do projeto, pois a redação do Enem exige preparo dos estudantes. “Infelizmente, a redação é um grande e grave problema. Nosso aluno demonstra uma dificuldade maior em expressar algo, sobretudo em discutir temas mais profundos, desafios”, explicou.

O professor explica que o tema da redação proposto para o Concurso vai contribuir para estimular nesses jovens a participar mais da vida pública. “Nós esperamos não só despertar o aspecto da cidadania, mas o reconhecimento da Casa de Leis, que é o Legislativo paranaense, permitindo que eles escrevam e escrevam cada vez mais e melhor”, ressaltou Geronasso.

Para a chefe do Núcleo Regional de Educação de Curitiba, professora Vivian Rita Meza de Oliveira, o projeto “Assembleia Legislativa no Enem” funciona como uma “mola propulsora” para que os estudantes da rede pública de ensino vejam a oportunidade que eles têm nas mãos e, assim, possam realizar uma boa prova. “O aulão tem essa condição de tocá-lo, de fazê-lo absorver mais informações e fazer a diferença para que consiga ir para o Enem motivado”.  O Núcleo vem participando do projeto orientando professores para auxiliar na preparação dos alunos para o Enem, na seleção dos alunos para os aulões na Assembleia e na aplicação das provas de redação nas escolas.

Resultado – Serão selecionadas as redações com maior pontuação e que estejam de acordo com as normas estabelecidas pelo Ministério da Educação para o Enem. A divulgação do resultado acontecerá na primeira semana do mês de outubro.

Os autores das redações selecionadas participarão de uma sessão plenária na Alep e ainda terão as redações expostas no Espaço Cultural da Casa.

Parceria – Este é o segundo ano consecutivo em que a Assembleia Legislativa do Paraná e o Projeto Eureka trabalham em conjunto na preparação para o Enem e concursos vestibulares. Em 2015, 364 aulas foram transmitidas para alunos de todo o Paraná pela TV Assembleia e pelo site oficial da instituição, num período de 19 semanas.

No dia 23 de junho de 2016 mais de 500 alunos participaram do primeiro aulão preparatório, realizado no Plenário da Alep.

Faz parte do projeto também a aplicação de três redações aos estudantes. A primeira foi aplicada no dia 1º de julho. A segunda redação será tema do Concurso e a terceira será no mês de setembro.

Os estudantes podem rever os conteúdos apresentados em 2015 e também do aulão de 2016. Os vídeos estão disponíveis no Youtube, através do site do projeto da Assembleia Legislativa. As provas do Enem ocorrem nos dias 5 e 6 de novembro.