Assembleia Legislativa recebe vereadores para congresso União das Câmaras, Vereadores e Gestores Públicos do Paraná abre 13º encontro para legisladores municipais e Gestores Públicos de todo o estado.

29/03/2023 17h48 | por Maria Eduarda Buchi
Evento tem uma programação em prol do municipalismo visando o fortalecimento da vereança no Paraná e contará com a presença de diversas autoridades, vereadores (as) e servidores (as) das câmaras municipais paranaenses.

Evento tem uma programação em prol do municipalismo visando o fortalecimento da vereança no Paraná e contará com a presença de diversas autoridades, vereadores (as) e servidores (as) das câmaras municipais paranaenses.Créditos: Valdir Amaral/Alep

Evento tem uma programação em prol do municipalismo visando o fortalecimento da vereança no Paraná e contará com a presença de diversas autoridades, vereadores (as) e servidores (as) das câmaras municipais paranaenses.

O Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná recebe de quarta (29) até sexta-feira (31) o 13º Congresso de Fortalecimento da Vereança, organizado pela União das Câmaras, Vereadores e Gestores Públicos do Paraná (Uvepar). Durante os três dias de evento, serão quase 20 palestras com especialistas em áreas como Direito e Gestão Pública.

Como já é tradição, o evento tem uma programação em prol do municipalismo visando o fortalecimento da vereança no Paraná e contará com a presença de diversas autoridades, vereadores (as) e servidores (as) das câmaras municipais paranaenses.

O fortalecimento dos legislativos municipais foi o tema do primeiro painel, ministrado por Gilson Conzatti (Presidente da UVB – União dos Vereadores do Brasil), ele destacou que “evento  ocorrer aqui na Assembleia Legislativa tem um papel fundamental nessa construção do poder legislativo municipal, os deputados, as deputadas tem um poder de mobilizar, de ajudar a construir essa cidadania que é feita lá no município, mas muitas ações passam pelo legislativo estadual e o poder legislativo tem sido parceiro dos vereadores, tem entendido a mensagem dos vereadores, tem feito o seu papel que é fundamental para sociedade como um todo”.

Segundo o presidente da entidade, Fred Freitag, vereador em Peabiru, a expectativa é que os vereadores possam aí sair do evento com um pouco mais de conhecimento e experiência. “São vereadores de quase 40 municípios, entre os cento e cinquenta inscritos, e a ideia dos eventos é passar sempre conhecimentos que vão ser aplicados nos ativos municipal. Como as leis que estão em vigor, que estão ainda entrando em vigor, que está sendo revogada, outra que está sendo passando a ser revigorada nesse período de transição, que é de grande importância para também dos servidores”.

Representando a Assembleia, o deputado Arilson Chiorato (PT) parabenizou os vereadores de todo Paraná e a UVEPAR, e destacou a Casa por participar de um importante evento de fortalecimento da vereança. "A Assembleia está de parabéns, está junto aqui, eu vim para acompanhar, aprender e, com eles, trocar experiência”, disse.

“A Casa do Povo recebendo os representantes dos municípios, do legislativo municipal, é uma pauta muito interessante para estado do Paraná. Eu acredito que esse estreitamento com a Assembleia Legislativa e com o Governo do Estado é crucial para que a gente possa trocar informações e, dessa maneira, fazer com que a qualidade do trabalho do processo legislativo, seja ele municipal, seja estadual, esteja presente para fazer um Paraná de força e cada vez mais pujante, cada vez melhor”, concluiu o deputado Luiz Fernando Guerra (União).

A programação encerra na sexta-feira com a prestação de contas anual da entidade.

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação