Assembleia Legislativa retoma debate sobre partilha do ICMS da Klabin Deputado Tercilio Turini (PSD) convocou reunião com prefeitos, vereadores e deputados para esclarecer o rompimento do convênio firmado em 2012.

09/05/2023 16h43 | por Antônio Dilay
Encontro ocorreu na sala de reuniões do Gabinete da Presidência da Assembleia.

Encontro ocorreu na sala de reuniões do Gabinete da Presidência da Assembleia.Créditos: Nani Góis/Alep

Encontro ocorreu na sala de reuniões do Gabinete da Presidência da Assembleia.

Convocados pelo deputado Tercílio Turini (PSD), prefeitos, vereadores e outras lideranças do Norte Pioneiro e da Região Central do Paraná compareceram nesta terça-feira (09) na sala da presidência da Assembleia Legislativa para reunião com o presidente Ademar Traiano (PSD) e outros deputados, com o objetivo de retomar o debate sobre a partilha do ICMS da Klabin.

Participaram da reunião além do presidente, deputado Ademar Traiano (PSD), a deputada Mabel Canto (PSDB) e os deputados Tercílio Turini (PSD), Luiz Cláudio Romanelli (PSD), Tiago Amaral (PSD), Artagão Júnior (PSD), Moacyr Fadel (PSD) e Evandro Araújo (PSD).

O presidente da Assembleia Legislativa, Ademar Traiano (PSD), declarou que “o que depender do Poder Legislativo todo empenho será feito para buscar alternativas. A solução deve passar pela Secretaria da Fazenda e pelo governador, mas sei que já demonstraram total interesse de se chegar a uma boa solução para todos”.

O deputado Tercílio Turini (PSD), ressaltou que é importante retomar o debate sobre o projeto de lei nº 545/2021 que altera a Lei nº 9.491, de 21 de dezembro de 1990, que estabelece critérios para fixação dos índices de participação dos municípios no produto da arrecadação do ICMS.

“Chamamos novamente o s 11 municípios e juntos com outros deputados e com secretário da Indústria, Comércio e Serviços do Paraná, Ricardo Barros (PP), nós estamos tomando algumas frentes, entre elas retomar o projeto de Lei 545/2021 que vamos trazer para pauta novamente pra que possamos avançar nessa legislação, além disso, os prefeitos vão estudar a possibilidade de entrar com ação judicial, e temos também a possibilidade de avançar em nível federal com a reforma tributária, definindo uma legislação específica de quando se tem uma grande empresa que precisa de matéria prima dos outros municípios, para também fazer este partilhamento do ICMS”, explicou o deputado Tercílio Turini (PSD).

O deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSD) explicou que a “solução legislativa apresentada trata de transformar em Lei o que prevê o convênio firmado anteriormente e acreditamos que aprovando o projeto de Lei, nós vamos conseguir fazer justiça a estas populações afetadas pela substituição de outras culturas por florestas vocacionadas a atender àquela unidade da Klabin e que estão em outros municípios, até porque os problemas sociais gerados pelo reflorestamento não são pequenos, por isso esses recursos são fundamentais, inclusive para os municípios desenvolverem atividades econômicas compensatórias à ausências de agricultura tradicional, que acabam sendo extintas pela ocupação das áreas agricultáveis em florestas”.

"A partilha do ICMS da Planta Puma da Klabin foi um acordo inédito firmado em minha primeira gestão como secretário estadual de Indústria e Comércio em 2012. Normalmente, o ICMS recolhido fica no município onde a indústria está instalada. A novidade desse acordo foi partilhar o imposto nas seguintes proporções: 50% para o município sede, ou seja, Ortigueira, e os outros 50% para serem divididos entre os 11 municípios vizinhos fornecedores de madeira e outras matérias-primas para a Klabin”, explicou o secretário estadual de Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros.

De acordo com Barros, a partilha foi aprovada por lei nas câmaras municipais para depois ser anunciada a sede. “Portanto, a divisão do ICMS foi projetada para haver justiça fiscal na região do entorno da planta, estimulando o desenvolvimento econômico desses municípios. Tanto que o modelo de partilha do ICMS deve ser replicado por outras empresas que utilizam matéria-prima de vários municípios”, disse.

“Por isso defendemos que a partilha do ICMS da Klabin firmada há mais de dez anos seja cumprida, para que o valor do imposto não fique concentrado exclusivamente na cidade-sede da indústria, mas que gere desenvolvimento social a todos os municípios que participam da cadeia produtiva da Planta Puma, cujo investimento da Klabin é o mais alto do Paraná nos últimos anos.", concluiu o secretário.

Entenda o caso

Segundo o “Convênio de ICMS Partilhado”, assinado por 12 municípios em março de 2012, metade dos recursos deveriam ser destinados a 11 municípios que fornecem matéria-prima para a Unidade Puma, mas apenas Ortigueira, como sede da indústria, recebe a receita integral do imposto.

Em 2012, antes de a Klabin anunciar onde seria instalada a unidade Puma, ficou definido entre os 12 municípios produtores de matéria-prima que o ICMS deveria ser dividido: 50% para a cidade-sede da indústria e 50% rateados entre os fornecedores de celulose, madeira e derivados.

O objetivo do convênio firmado era o de praticar justiça fiscal, com todos os municípios que, recebendo uma fatia da arrecadação do imposto estadual para investir em infraestrutura, programas sociais e qualidade de vida à população.

Após a escolha para sediar a indústria, Ortigueira rompeu o acordo e deixou os outros 11 municípios sem a cota-parte de cada um no ICMS recolhido pela indústria Klabin. Foram prejudicados Cândido Abreu, Congoinhas, Curiúva, Imbaú, Reserva, Rio Branco do Ivaí, São Jerônimo da Serra, Sapopema, Telêmaco Borba, Tibagi e Ventania.

Dados da Secretaria de Fazenda do Estado apontaram que de 2014 a 2021 Ortigueira teve um crescimento de 478% na receita decorrente do ICMS da Klabin, passando de R$ 11,8 milhões para R$ 68,3 milhões.

O projeto de Lei nº 545/2021, proposto pelo deputado Tercílio Turini (PSD), presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSD), primeiro-secretário, deputado Alexandre Curi (PSD) e pelos deputados Luiz Cláudio Romanelli (PSD), Evandro Araújo (PSD) e Anibelli Neto (MDB), alterou a Lei nº 9.491, de 21 de dezembro de 1990, que estabelece critérios para fixação dos índices de participação dos municípios no produto da arrecadação do ICMS.

O referido projeto, em sua justificativa, explica que o objetivo é o de “minimizar os impactos negativos com a distribuição do Valor Adicionado resultante das operações realizadas pelo Projeto Puma da empresa Klabin S.A. com todos os municípios que contribuem com a viabilidade operacional do Projeto, fornecendo principalmente a matéria-prima (madeira) para produção de papel e celulose na unidade fabril localizada no Município de Ortigueira. Esta distribuição visa garantir aos municípios a capacidade fiscal para fazer frente às demandas da população, principalmente os migrantes, aos serviços públicos como: saúde, educação, habitação e infraestrutura básica, se configurando em uma “engrenagem” propulsora do desenvolvimento da microrregião”.

Posição dos Municípios e da indústria

Os 11 municípios além de Ortigueira, que fornecem matéria prima para indústria Klabin e que ficaram excluídos da partilha do ICMS, enviaram representantes para a reunião na Assembleia e elegeram a prefeita de Imbaú, Dayane Sovinski (PSD), como porta-voz do colegiado para os próximos encaminhamentos. “Quando o convênio foi firmado, muitos municípios incentivaram a substituição de culturas pelo plantio da madeira e ao ser descumprida a tratativa, isso gerou muita oneração aos municípios satélites à indústria Klabin”.

“Penso que a reunião foi muito produtiva e aqui ficou claro as três vertentes de atuação para podermos resolver esta questão: a primeira é retomar o projeto de Lei estadual que estava paralisado, isso já vai ser feito pelos deputados do Paraná; a segunda é buscar a tutela de uma Lei federal junto à reforma tributária em curso no Congresso, conforme orientação do secretário Ricardo Barros e a terceira, que penso ser a mais morosa, mas que não vamos deixar de fazer é judicializar, buscando a tutela do Poder Judiciário para resolver esta distribuição do ICMS arrecadado”, completou a prefeita Dayane de Imbaú.

O Diretor de Tecnologia Industrial, Inovação, Sustentabilidade e Projetos da Klabin, Francisco Razzolini, afirma que “a Klabin apoia a iniciativa dos municípios, Governo do Estado e Assembleia Legislativa para que juntos encontrem a melhor resolução para a questão da partilha do ICMS incremental gerado pelo Projeto Puma."

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação