Assembleia Legislativa retoma suas sessões plenárias na segunda-feira (3)

31/07/2015 10h44 | por Nádia Fontana

Créditos: Nani Gois /Alep

A Assembleia Legislativa do Paraná realiza sua primeira sessão plenária do segundo semestre na segunda-feira (3), quando serão debatidos e votados seis projetos de lei que integram a pauta – a Ordem do Dia. Nesta data também acontece, no início da sessão, às 14h30, o lançamento da campanha do Agosto Azul, voltada para a promoção da saúde do homem, que nesta edição tem como tema “Atividade física e alimentação saudável”.

O evento atende a uma proposição da deputada Cantora Mara Lima (PSDB) e prevê a realização de uma série de ações ao longo do mês, nos mesmos moldes do que ocorre com a campanha do Outubro Rosa, que chama a atenção das mulheres para os necessários cuidados com a saúde. Momentos antes da sessão, às 13h30, será também aberta no Espaço Cultural da Assembleia uma exposição de cartazes e folders tratando de campanhas e iniciativas voltadas à saúde do público masculino, que se estenderá até o dia 14 de agosto.

No ano passado o foco da campanha do Agosto Azul foi o combate ao tabagismo. A campanha, que ocorre anualmente, foi instituída pela Lei nº 17.099/12, de autoria da própria deputada Mara Lima.

Pauta – Entre as matérias que serão votadas pelos deputados está a proposição de nº 67/15, do deputado Tercílio Turini (PPS), denominando Dr. Humberto Bottura o viaduto localizado na rodovia Celso Garcia Cid – PR-445, entre as ruas Marechal Deodoro da Fonseca e Paulo Novaes da Silveira, no município de Londrina. O projeto está em primeira discussão.

Também em primeiro turno está o projeto do deputado Ademar Traiano (PSDB) que trata da concessão de título de utilidade pública ao Serviço de Obras Sociais, com sede e foro no município de Santa Terezinha de Itaipu (projeto de lei nº 173/15). Do deputado Rasca Rodrigues (PV) será votada, igualmente em primeira discussão, a proposição nº 228/15, declarando de utilidade pública o Grupo de Apoio Adoção Consciente, com sede e foro em Curitiba.

A pauta relaciona ainda outras três matérias, todas em primeiro turno: a de nº 299/15, do deputado Pedro Lupion (DEM), denominando Rodovia José Fernandes Garcia o trecho da PR-218, entre a BR-153 e a PR-436, entre os municípios de Conselheiro Mairinck e Ribeirão do Pinhal; a de nº 366/15, do deputado Ney Leprevost (PSD), concedendo o título de utilidade pública à GERAR (Geração de Emprego, Renda e Apoio ao Desenvolvimento Regional), com sede em Curitiba; e a de nº 414/15, do deputado Alexandre Curi (PMDB), concedendo o título de utilidade pública à Associação Comunitária dos Homens e Mulheres que Amam e Realizam.