Assembleia passa a transmitir sessões ao vivo pelo Facebook e fortalece canais de comunicação Segundo o presidente Ademar Traiano (PSDB), a ampliação dos canais de comunicação deve abrir cada vez mais as portas do Legislativo aos cidadãos.

21/10/2016 14h36 | por Nádia Fontana
Sessões plenárias trânsmitidas ao vivo pelo facebook da Alep.

Sessões plenárias trânsmitidas ao vivo pelo facebook da Alep.Créditos: Nani Gois/Alep

Sessões plenárias trânsmitidas ao vivo pelo facebook da Alep.


Para fortalecer a integração da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) com os paranaenses, a Mesa Executiva está ampliando os canais de comunicação e transparência da Casa. A mais recente medida inovadora é a transmissão ao vivo das sessões plenárias na íntegra pelo Facebook. “Queremos a participação de todos os cidadãos nos debates e decisões que acontecem aqui e envolvem temas importantes para o Paraná. Com a ampliação dos canais de comunicação estamos estimulando a participação de todos. Assim, a Assembleia está sempre de portas abertas para o cidadão”, afirmou o presidente da Alep, deputado Ademar Traiano (PSDB).

As transmissões das sessões pelo Facebook tiveram início na última segunda-feira (17), quando aconteceu a eleição da nova Mesa Executiva, que toma posse em fevereiro de 2017. Na estreia na rede social, a Assembleia registrou manifestações de paranaenses que estavam conectados a partir dos municípios de Palmas, Coronel Vivida, Irati, Campo Mourão, Telêmaco Borba e Curitiba, e assistiam em tempo real os pronunciamentos dos deputados. Além do Facebook, as sessões continuam sendo transmitidas pela TV Assembleia (canal 16 da NET), Rede Mercosul (aberta, canal 21) e pelo site (http://www.alep.pr.gov.br).

Facebook – Com o Facebook, a mais popular rede social da história, as pessoas estão descobrindo uma nova forma de participar de decisões que são importantes para todos. A Mesa Executiva entendeu que a Alep não poderia ficar de fora da nova realidade imposta pelo mundo virtual e, por isso, vem intensificado as ações nesses canais. Antes da transmissão da sessão ao vivo, a Assembleia já havia testado a ferramenta na manhã do dia 2 de setembro, pelo Face, ao divulgar o início do mutirão para a correção das 50 mil redações escritas por estudantes de escolas públicas do Paraná que participam do projeto “Assembleia no Enem”. A segunda etapa da correção também foi divulgada, em tempo real, no dia 17 de setembro.

Em outros momentos, sempre com o objetivo de assegurar que os paranaenses possam acompanhar instantaneamente o que está sendo feito no Legislativo, foram apresentados flashes sobre reuniões, debates e homenagens. Ao longo desses últimos dois anos o Facebook também foi transformado num canal para a divulgação de pautas, fotos e vídeos em tempo real, com ampla transparência.

O Facebook é ainda o espaço para a divulgação de posts que tratam de temas do cotidiano, como a série “Agora é lei”. Essas postagens registram os projetos que foram discutidos e votados, e deram origem a novas leis, mantendo os paranaenses atualizados sobre a legislação estadual. Outros dois exemplos de posts recentes chamou a atenção para o Dia das Crianças e o papel do Legislativo na elaboração de leis voltadas para a infância e adolescência, além de outro que alertava e dava dicas de cuidados essenciais na estação da Primavera, período que vem sendo marcado por tempestades.  O público também ganha voz num espaço exclusivo, o “Você na Alep”, onde pode expressar sua opinião durante visita ao Parlamento. Há ainda um momento dedicado para a “Foto do Dia”.

Neste cenário, a rede vem desempenhado papel importante na hora da interação do cidadão com a Alep. Ao dar a oportunidade de manifestação pública de diversas opiniões, exatamente na hora em que um assunto está sendo tratado aqui na Assembleia, acaba estimulando a troca de ideias, o que colabora para a construção de soluções coletivas para os paranaenses. “Desenvolvemos essas ações de comunicação contando sempre com o apoio dos deputados, para sensibilizar todos sobre a necessidade de mostrar para a sociedade a importância do Legislativo no desenvolvimento do Paraná”, afirma a diretora de Comunicação, jornalista Kátia Chagas. Ela lembrou que esses avanços integram um amplo projeto que vem sendo implementado pela Mesa Executiva, em várias frentes, para aprimorar o trabalho da Casa e a transparência desse poder público.

Novas mídias – A interatividade também é a finalidade da presença da Assembleia no Twitter, Instagram e Flickr. Com publicações diárias, esses canais têm papéis importantes na interatividade e contribuem para garantir a transparência do Legislativo, assegurando agilidade na divulgação dos acontecimentos que são destaque no dia a dia. No Flickr, por exemplo, dezenas de fotos são publicadas diariamente com qualidade e alta resolução gráfica, permitindo que sejam visualizadas e feitos downloads de qualquer local.

 Site – O site institucional também mudou, ficou mais ágil e com navegação facilitada. Essa foi uma das primeiras transformações percebidas pelos internautas. O site ganhou novo layout, aparece com um visual de cores sóbrias e passou a disponibilizar links que contribuem para melhorar o acesso aos conteúdos sobre projetos de lei, audiências públicas, reuniões, sessões plenárias e todas as demais atividades dos parlamentares. Conta com um espaço virtual exclusivo para o melhor acompanhamento do andamento de projetos de lei no Legislativo, facilitando a pesquisa e a localização dos projetos em tramitação. A navegação por parte dos cidadãos ganha em fluência, ao mesmo tempo em que as consultas podem agora ser muito mais abrangentes. Por isso, o novo formato do portal segue as tendências atuais de design mais despojado, adotadas pela rede mundial de internet. Também foram criados hotsites específicos sobre os programas lançados pela atual gestão, como "Assembleia no Enem", "Escola do Legislativo" e "Geração Atitude".  O site oficial pode ser acessado pelo computador, tablet ou celular no endereço www.alep.pr.gov.br

TV Assembleia – Uma nova grade de programação, com maior diversidade de assuntos, está no ar na TV Assembleia. Entre as novidades está o “Espaço da Cidadania”, programa que reúne representantes dos três Poderes – o Executivo, o Judiciário e o Legislativo. Em cada novo encontro, deputados e membros dos outros Poderes debatem temas atuais, apontando alternativas e possíveis soluções para os problemas levantados. No primeiro programa dois representantes do Ministério Público do Paraná (MP-PR), o subprocurador-geral de Justiça para Assuntos de Planejamento Institucional, Bruno Galati, e o promotor de Justiça Eduardo Cambi, falaram sobre o projeto “Transparência nos Municípios”, que tem como objetivo promover a regularização de portais da transparência nos 399 municípios paranaenses.

Esse e todos os demais programas podem ser assistidos a qualquer momento pelo canal da Alep no YouTube, assim como as sessões plenárias que são gravadas na íntegra. Lá o cidadão tem a possibilidade de rever o “Política & Viola”, programa que valoriza a cultura regional e promove o resgate da música sertaneja de raiz, valorizando os artistas paranaenses. Durante várias semanas a dupla Willian e Renan recebeu no estúdio um deputado e artistas da nossa terra para um bate papo descontraído sobre temas variados. É claro que não faltaram as modas de viola que embalam as lembranças dos convidados.

Para explicar as expressões técnicas e o processo legislativo que envolve as atividades da Assembleia, desmistificando a ideia de que é “difícil” acompanhar o que acontece no Legislativo, é exibido o programa “Entenda o Parlamentês”.  Já o programa “Ponto e Contraponto” reúne toda semana deputados e especialistas para abordar temas atuais de interesse de toda a sociedade paranaense. A TV Assembleia transmite ao vivo as sessões plenárias e as reuniões da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O sinal da emissora pode ser encontrado no canal 16 da Net. Para confirmar o canal na sua região acesse o link "Sintonize a TV Assembleia" no site (http://www.alep.pr.gov.br/sala_de_imprensa/tv_assembleia).

Rádio Alep – A Rádio Alep está cada dia melhor e com mais qualidade técnica, produzindo boletins diários. Esse canal de comunicação da Assembleia conta com novos equipamentos e um isolamento acústico especial foi instalado no estúdio de gravação e edição. São mudanças técnicas que contribuem para melhorar o áudio das reportagens e entrevistas produzidas diariamente pela equipe de jornalismo. O deputado Ademar Traiano reiterou que as medidas atendem aos objetivos da Mesa Executiva que quer contar cada vez mais com a participação dos cidadãos no dia a dia do Legislativo. “Neste contexto o rádio tem um papel fundamental na transmissão das notícias, das informações sobre o que está acontecendo no Poder Legislativo. Isto porque ele está presente nos lugares mais distantes do nosso Paraná. É um veículo de comunicação que faz companhia para a dona de casa e também ao trabalhador”, comentou.  Para Traiano, a importância desse veículo é demonstrada quando vemos que temos hoje, só no Paraná, cerca de 400 emissoras de rádio levando todos os dias notícias e entretenimento aos seus ouvintes.

Projetos – Você ainda está com dúvidas na preparação para o Enem? O projeto “Assembleia no Enem” foi lançado para ser um apoio aos estudantes. O programa foi criado pela Mesa Executiva e é desenvolvido em parceria com o grupo Eureka e Uninter. Numa iniciativa inédita, a Alep promoveu aulões no próprio Plenário da Casa para mais de 500 alunos e o 1º Concurso de Redação para 50 mil estudantes de Curitiba. O tema foi “Como o cidadão pode participar de maneira efetiva das discussões e da elaboração de projetos de lei na Assembleia Legislativa do Paraná? ”.  O resultado do concurso será anunciado nas próximas semanas.  Em 2015, 364 aulas foram transmitidas para alunos de todo o Paraná pela TV Assembleia e pelo site oficial. Todas elas estão disponíveis no site e podem ser assistidas de qualquer lugar, a qualquer hora.

Geração Atitude – A atual gestão fortaleceu o laço com os estudantes do Paraná, levando até eu apoio para a formação cidadã e participação política através do “Geração Atitude”. Em parceria com o Ministério Público do Paraná, o projeto tem o apoio da Secretaria de Estado da Educação, Tribunal de Justiça e Assessoria Especial da Juventude do Governo do Estado. Abrange 160 escolas públicas de ensino médio nos 32 Núcleos Regionais de Educação do Estado do Paraná.

Escola do Legislativo – A Escola do Legislativo foi criada em setembro de 2015 para oferecer cursos e palestras gratuitas para servidores da Alep e população em geral. Ela tem papel decisivo para aproximar a Assembleia da comunidade, tornando a Casa cada vez mais democrática e promovendo iniciativas de interesse público.

Parlamento Universitário – Criado para aproximar os jovens do trabalho legislativo. Em parceria com a UFPR, 54 estudantes de Direito vivenciaram a experiência parlamentar na Assembleia por uma semana, apresentado e votando projetos.

Visitas – Desde o início da gestão, mais de 5 mil estudantes de todo Paraná conheceram o funcionamento da Assembleia e as atividades dos parlamentares. A visita guiada pela Alep atendeu alunos de todas as idades, do ensino fundamental ao ensino superior, em 177 visitas.

Informativo – O processo de melhoria da comunicação contempla ainda a criação de uma rede interna para a divulgação de informações de interesse mais específico dos funcionários, com o lançamento do informativo “Entre Nós”, que já está na edição de nº 33. A publicação, que tem periodicidade semanal, divulga medidas administrativas, de gestão de pessoal e compartilha informações de interesse geral. Com essa ferramenta, a Mesa Executiva pretende melhorar a comunicação com os servidores e com os deputados, agilizando procedimentos que exigem tomadas de decisões no âmbito da administração, com o consequente fortalecimento de uma política de valorização dos servidores. O “Entre Nós” tem a missão de fazer circular as informações novas, promover o debate e a interação entre os vários segmentos da instituição e, sobretudo, capacitar os servidores para os novos desafios de consolidação de um Poder Legislativo de portas abertas para o cidadão. Além disso, são produzidos pela equipe de jornalistas da Rádio Alep boletins diários, voltados para os funcionários, que são veiculados pelo sistema de som interno.

Transparência – O Portal da Transparência (www.alep.pr.gov.br/transparencia) passou por mudanças e está ainda mais completo, facilitando e estimulando a fiscalização que pode e deve ser exercida pela população sobre todos os órgãos públicos. Passou a ser disponibilizada a relação dos pagamentos com diárias dos servidores e com passagens aéreas. As cópias dos contratos das licitações e convênios igualmente foram ordenadas e sistematizadas, e estão agora publicadas em links específicos.

No Portal da Transparência, que segundo a Assembleia deve ser um dos mais completos do país, estão disponíveis as remunerações de todos os deputados e servidores; as relações com os nomes dos funcionários – efetivos, inativos, comissionados, pensionistas, temporários e dos cedidos para outros órgãos – e respectivos cargos e lotações. Através de vários links disponíveis na página o cidadão pode verificar ainda os resultados das votações em Plenário, conferir as presenças dos deputados nas sessões, os editais de licitação, as informações sobre despesas e receitas, os valores das diárias para servidores em missão oficial, o controle de produtos em estoque e a agenda atualizada de todas as atividades parlamentares.

Há ainda ícones específicos para estimular a integração da população: um abre o formulário para pedidos de informações; e outro que permite direcionar o questionamento à Central de Atendimento ao Cidadão; ou que se encaminhem dúvidas ou sugestões diretamente à Ouvidoria da Casa. Sem sair desta página o internauta pode também fazer pesquisas no Diário Oficial da Alep; conhecer projetos, a pauta do Plenário (a Ordem do Dia) e consultar leis e atos normativos estaduais. O portal possibilita ainda verificar os recursos e despesas previstos pelo Governo na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), na Lei Orçamentária Anual (LOA) e no Plano Plurianual (PPA).

 

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação