Assembleia presta homenagem ao Coritiba pela conquista do Tetracampeonato

12/06/2013 17h57 | por Nádia Fontana
Deputado Adelino Ribeiro (PSL).

Deputado Adelino Ribeiro (PSL).Créditos: Sandro Nascimento (Alep/ crédito obrigatório)

Deputado Adelino Ribeiro (PSL).
A Assembleia Legislativa prestou uma homenagem ao Coritiba Foot Ball Club, nesta quarta-feira (12), durante a sessão plenária, em reconhecimento ao título paranaense conquistado pelo Coxa, o Tetracampeonato 2013. “É um momento de muita alegria, de grande emoção, ser reconhecido nesta Casa”, afirmou o presidente do clube, Vilson Ribeiro de Andrade, que falou em nome dos dirigentes, comissão técnica e jogadores, que foram agraciados com menções honrosas.

O deputado Valdir Rossoni (PSDB), presidente da Assembleia, afirmou que a presença de todos os integrantes da direção do Coritiba no Plenário engrandecia a Assembleia, que desta forma reconhece a campanha feita pelo clube no campeonato estadual e também o desempenho que vem demonstrando no atual certame brasileiro. Neste momento, o time paranaense lidera o campeonato. Rossoni fez ainda um breve relato de seus tempos de estudante em Curitiba, quando conseguiu assistir a muitas partidas do Coxa no estádio Couto Pereira. Lembrou que teve o privilégio de ver craques como Jairo, Nilo, Oberdan, Hermes, Hidalgo, Zé Roberto, Tião Abatiá e Krüger em campo. O mesmo Dirceu Krüger que foi um dos homenageados. "Eu conto isso porque é uma forma de homenagem a todos os torcedores do Coritiba”, disse Rossoni.

O deputado Ney Leprevost (PSD), presidente da Comissão de Esportes da Assembleia e proponente da homenagem, afirmou que o Poder Legislativo do Paraná sentia-se honrado em parabenizar o Coritiba, seus diretores, técnicos, atletas e torcedores, pela brilhante conquista do Tetracampeonato Paranaense de 2013. Leprevost assinalou que o Coxa é um clube de tradição, motivo de orgulho para o Paraná, que projeta o nome da cidade de Curitiba em todo o país. O parlamentar fez ainda um relato sobre a história da agremiação, observando que ela é reconhecida como das mais vitoriosas. “Embora eu seja atleticano, tenho que reconhecer que esta é uma homenagem mais do que justa ao Coritiba e à sua vibrante torcida. O Coxa faz história no esporte do Paraná há 104 anos e conta com uma excelente equipe de dirigentes, funcionários e atletas, sob a liderança do presidente Vilson Ribeiro de Andrade”, declarou.

Em seu pronunciamento na tribuna da Assembleia, Vilson Ribeiro de Andrade disse estar muito feliz com a homenagem e agradeceu aos deputados, lembrando a importância do apoio recebido para o crescimento do futebol paranaense. “O nosso incentivo sem dúvida é poder trabalhar e dar continuidade ao nosso projeto com o objetivo de valorizar o estado, a nossa cidade e mostrar a nossa força ao Brasil. Agradecemos a essa Casa por esse reconhecimento”, resumiu. A Comissão de Esportes da Assembleia tem como integrantes os deputados Teruo Kato (PMDB), Cantora Mara Lima (PSDB), Jonas Guimarães (PMDB), Leonaldo Paranhos (PSC), Elio Rusch (DEM) e Elton Welter (PT), além do próprio Leprevost.

Pauta – Os debates e votações dos projetos constantes da Ordem do Dia – a pauta dos trabalhos do Plenário – previstos para esta quarta-feira (12), foram adiados para a próxima segunda-feira (17). A sessão terá início no horário regimental, às 14h30. Entre as matérias em pauta está o projeto de lei nº 367/12, do deputado Gilson de Souza (PSC), que proíbe a aplicação de tatuagens definitivas em menores de 18 anos de idade, mesmo que apresentem autorização dos pais ou responsáveis, que será apreciado em terceira discussão.

Também será votado, em primeira discussão, o projeto de lei nº 154/13, do Executivo, que altera a estrutura de cargos em comissão da Secretaria de Estado da Segurança Pública, transformando 23 cargos comissionados em dez cargos da mesma forma de provimento. A alteração nos cargos, segundo o Governo do Estado, importará na redução de despesas na ordem de R$ 238,38 por mês e na redução anual de R$ 2.860,56. O deputado Wilson Quinteiro (PSB), relator da proposição na Comissão de Finanças, apresentou parecer reconhecendo a readequação como uma forma de dar ainda mais eficiência ao poder público.  Outra proposição em primeira discussão é a de nº 232/13, do Executivo, autorizando a doação de imóveis ao Instituto Federal do Paraná, no município de Barracão. E em terceira discussão está o projeto de nº 165/2013, igualmente do Executivo, que autoriza o Governo a doar imóvel ao município de Chopinzinho.