Assembléia Presta Homenagem Nos 40 Anos da Cnbb

19/10/2005 18h58 | por Carlos Souza
Para: Editoria de Política e ColunasJornalista: Carlos SouzaASSEMBLÉIA PRESTA HOMENAGEM NOS 40 ANOS DA CNBBOs 40 anos da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - Regional Sul II (CNBB/PR) foi comemorado nesta quarta-feira (19), em sessão solene especial, pela Assembléia Legislativa. A homenagem, que atendeu a uma proposição do deputado Luiz Carlos Martins (PDT), contou com a presença do vice-governador Orlando Pessuti, e dos deputados estaduais Cida Borghetti e Geraldo Cartário, entre outros, além de dezenas de bispos paranaenses. Segundo o presidente do Poder Legislativo, deputado Hermas Brandão (PSDB), a organização realiza um trabalho ímpar na vida dos paranaenses, “se colocando como um instrumento para a restauração dos direitos humanos e da cidadania, além de levar em frente os ensinamentos da igreja católica e dedicarem suas vidas à comunidade”. Durante o evento, o Arcebispo de Cascavel e Presidente da CNBB - Regional Sul II, Dom Lúcio Ignácio Baumgaertner, agradeceu a Assembléia e os deputados pela homenagem ao episcopado paranaense. O Arcebispo também ressaltou que espera contar com a colaboração dos parlamentares na defesa da dignidade da vida, desde a sua concepção até sua morte natural. “Almejamos ainda o empenho dos nobres deputados na defesa do meio ambiente e na construção de um cultura de paz, sem violência e suas variadas causas: o comércio e o tráfico de armas, de drogas e de tudo que lesa a pessoa humano”, disse o presidente da entidade. No discurso, Dom Lúcio Ignácio também lembrou que a a Conferência Episcopal sempre esteve atenta à realidade brasileira e latino-americana, e aos seus enormes desafios. “Não podemos ser indiferentes à impunidade e corrupção generalizada a que estamos assistindo em alguns segmentos da instância política. Mas não podemos nos deixar levar pelo desânimo e apatia”, disse. “Ao contrário, precisamos ser vigilantes da justiça e promotores de uma reforma política que exclua de seus quadros aqueles que desonram seus mandatos eletivos e traem o país”, acrescentou Baumgaertner.