Assembleia promove exposição artística Favela Na Arte Mostra, que fica em cartaz até 22 de março no Espaço Cultural, exibe o trabalho conjunto entre artista plástico Vàtto e o fotógrafo Eduardo Manfré.

11/03/2024 18h30 | por Thiago Alonso
De acordo com os artistas, Favela Na Arte é uma incursão na riqueza da expressão artística e da vida cotidiana das favelas.

De acordo com os artistas, Favela Na Arte é uma incursão na riqueza da expressão artística e da vida cotidiana das favelas.Créditos: Orlando Kissner/Alep

De acordo com os artistas, Favela Na Arte é uma incursão na riqueza da expressão artística e da vida cotidiana das favelas.

A Assembleia Legislativa do Paraná promove, a partir desta segunda-feira (11), a exposição Favela Na Arte, uma mostra colaborativa assinada pelo artista plástico e ativista Vàtto e pelo fotógrafo Eduardo Manfré, com pinturas e fotografias dos artistas. A proposição é da deputada estadual Ana Julia (PT). A exposição ocorre no Espaço Cultural da Assembleia e fica em cartaz até a sexta-feira da próxima semana (22/03). Durante a solenidade foi lançada a tela inédita "Latinoamérica".

De acordo com os artistas, Favela Na Arte é uma incursão na riqueza da expressão artística e da vida cotidiana das favelas. Na mostra, Vàtto exibe cinco séries distintas de suas obras, retratando humanidade, pensamentos, costumes e sistemas sociais. As séries são intituladas Psicorrealismo, Sensorial, Graciosa, Civilização e Personas. Ele é artista plástico com uma carreira profissional de mais de 10 anos. Além disso, é rapper, escritor e ativista social.

Já Manfré apresenta uma série de fotografias em preto e branco retratando o cotidiano das favelas Dona Cida e 29 de Março, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC). Lar de Vàtto, o dia-a-dia das comunidades é mostrado em imagens coladas em tapumes, reproduzindo a técnica do lambe-lambe.

Na visão dos artistas, Favela Na Arte celebra a diversidade, resiliência e beleza das periferias, explorando traços da cultura urbana e da humanidade. Além de agradecer e destacar a importância de expor no Poder Legislativo, Vàtto comentou suas fontes de inspiração. “Minha arte é sobre pessoas, sobre esse brilho que compartilhamos diante de uma obra de arte. É isso que me dá inspiração. As pessoas que estão nessas fotos são a realidade e é isso que estamos aqui para relatar. Como artistas, vou lutar por estas pessoas”, comentou. “Queremos trazer a realidade de fato, exaltando a quebrada”, completou o fotógrafo.

Proponente da exposição, a deputada Ana Júlia não participou da abertura por estar missão na Rússia, representando o País no Festival Mundial da Juventude.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação