Assembleia promove lançamento de livro em comemoração ao bicentenário do poeta ucraniano Taras Chevtchenko

11/03/2014 11h20 | por Assessoria de Imprensa, com a colaboração do jornalista Luís Otávio Dias.
Deputado Péricles de Mello (PT) conversa com responsáveis pelo lançamento do livro do poeta ucraniano.

Deputado Péricles de Mello (PT) conversa com responsáveis pelo lançamento do livro do poeta ucraniano.Créditos: Luis Otávio Dias (Assessoria de Imprensa Péricles de Mello)

Deputado Péricles de Mello (PT) conversa com responsáveis pelo lançamento do livro do poeta ucraniano.
No ano em que se comemora o bicentenário do poeta Taras Chevtchenko, nascido em 1814, símbolo da literatura e da Ucrânia moderna, a Assembleia Legislativa do Paraná prepara uma homenagem especial ao artista. Por proposição do presidente da Comissão de Cultura, deputado Péricles de Mello (PT), será realizada solenidade de lançamento do livro “Taras Chevtchenko – O Poeta da Ucrânia”, na próxima terça-feira (18), às 17 horas, no Espaço Cultural do Legislativo.

“A comunidade ucraniana no Paraná receberá este presente de uma das maiores expressões culturais do seu país de origem, reconhecido por influenciar a consciência de libertação dos ucranianos, com ideias que permanecem até hoje na luta pela independência da nação. O artista dedicou sua vida à poesia e à pintura”, destaca Péricles. O Paraná reúne cerca de 400 mil descendentes ucranianos, do total de meio milhão que existe em todo Brasil.

O livro comemorativo foi organizado pelo cônsul honorário da Ucrânia em Paranaguá, Mariano Czaikowski, e recebeu também a contribuição do presidente da representação central da Comunidade Ucraniana Brasileira, Vitório Sorotiuk. Czaikowski diz que foi convidado a traduzir e republicar a obra. Segundo o cônsul, foram acrescentados ao texto dessa nova edição alguns poemas vertidos diretamente do original em ucraniano, em traduções feitas por Wira Selanski em conjunto com Helena Kolody.

O cônsul reforça que a língua ucraniana, seu uso e sua defesa sempre foram a principal preocupação de Chevtchenko. “Esta é uma grande homenagem ao poeta”, salienta. Ele ressalta ainda que em 2013 o Brasil deu início ao ensino à distância da língua ucraniana, por meio de um acordo de cooperação firmado entre a Universidade Nacional Pedagógica Dragomanova, de Kyiv (Ucrânia), e a Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná – Unicentro, com sede em Guarapuava.

Ouça o Podcast relacionado


 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação